Guadalajara - 1. parte

Demorou mais consegui arranjar um tempinho pra escrever. E tem gente que fala que a vida de "ama de casa" é fácil. E volto contando sobre incríveis dias que passei em Guadalajara. Vão ser vários posts porque é muita coisa bacana pra contar.... Eba!

Meu marido tinha compromissos de trabalho e eu, que não sou boba nem nada, aproveitei e pulei no carro junto, com roteiro pré definido na mão. Depois de umas 4 horas daqui de SLP, e aquela reta no deserto sem fim, chegamos a cidade. Guadalajara é a capital do estado de Jalisco e , segundo consta, a segunda maior cidade do México, ficando atrás do DF. Tinha ouvido falar muito nela, quando esta, foi sede dos jogos Panamericanos em 2011.  Mas juro, juro mesmo, nunca pensei que fosse ser tão surpreendida de forma positiva quanto a cidade.
Uma cidade super organizada. Com ruas largas, arborizadas e tudo que uma cidade moderna possa ter. Tudo bem que eu quase morri de calor, mas parece que o clima ajudou a dar um ar animado as pessoas. Não parecia com o México que eu acabei acostumando, dos contrastes. Parece uma cidade planejada.... com "glorietas"(rotatorias) com monumentos no meio e jardins impecáveis. Barzinhos e restaurantes bombando, até nas segundas feiras... E shoppings que não deixam nada a desejar aos americanos, aquelas mecas ao mundo capitalista que eu simplesmente amo. E misturado a isso, um centro histórico de cair o queixo, riquissimo, limpissimo e , como foram colonizados por espanhois , aquele momento que você lembra da Europa, por toda a arquitetura. Deslumbrante! Ou seja, valeu super a pena eu ter me jogado no carro camuflada....rs!

Li um pouco no google e pesquisei com minhas amigas coisas pra turistar em Guadalajara. Muitas coisas! Dá pra ficar uma semana tranquilo. Chegamos no hotel, e já fomos aproveitar o resto do dia. E como quem manda em casa é a minha filha, pegamos um taxi pra um museo interativo infantil, O Trompo Mágico. Um museu super fofo, todo voltado pras crianças. E daqueles que a gente nao precisa ficar focando no "Nao encosta nisso, nao poe a mao naquilo....!". São oficinas pra todos os gostos: jornalismo, animação, desenho, origamis... E eles fazem as crianças participar de tuuuudo! Desde a criaçao de um jornal , ao processo de robótica. São pavilhões divididos por idade... E depois um stand só com curiosidades de física e corpo Humano. Juro que não sei quem se divertiu mais, minha filha ou o pai dela, que tentou persuadir os monitores e entrar na oficina de robótica....hahahahaha. Vale muito a pena, e um preço super acessível, menos de 10 reais. Podem levar as crianças e deixá-las gastar toda a energia do mundo correndo na área de parques e labirintos.....rs. A gente deu sorte que no sábado, estava super tranquilo, então minha filha, realizou o sonho de ter um museu só pra ela, e instrutores (sempre tem aqueles que parecem que estão cumprindo sentença judicial em obras socias, e outros, que parecem que nasceram pra aquilo....rs) Pra quem quiser maiores informações,  clique aqui















Ok, acalmamos a filha hiperativa e seguimos com o plano que eu tinha pré definido. Próxima parada, Plaza del Mariachis. O taxista me perguntou em qual das praças eu queria ir, ué, disse a mais famosa. Ele então se dirigiu ao centro. Tudo em Guadalajara é longe, com excessão do centro histórico. Mas o taxi é barato, sem contar que são yellow cabs, e, como em  NY, brotam do chão. Tinha lido sobre a praça dos mariachis que era indispensável e talzs. Olha, eu melhorei muito quanto a minha chatice , e mesmo assim,  o lugar não era nada parecido com o que eu pensei. É só imaginar uma 25 de março em SP no Natal. Eu sempre detestei ir na 25 de março, me da claustrofobia. Um lugar que é um beco, feio, com casas de meretrizes a luz do dia , uns restaurantizinhos que pra mim, que tenho TOC de limpeza, nem refri tomaria. Muito camelôs vendendo de tudo, desde melancias com pimenta a capinhas de celular e....onde estão os mariachis???? Uma praça de mariachis sem mariachis, no meio do camelódramo e das tiendas que vendem ouro (fica no centro oyero).... Batemos o record de 10 min entre um taxi e outro e rasgamos dinheiro. A unica coisa que me remeteu ao titulo da praça foi a escultura em cima de um casarão. Na minha opinião, programa de índio total, mas , meus outros amigos blogueiros curtiram.... "cada um é cada um...."....rs Fiquei pensando se o taxista tinha me levado a praça errada, mas depois, com meu espanhol fluente "mas com acento"(segundo os mexicanos...) perguntei a muitos locais e eles me confirmaram que só tinha essa mesmo. Ok, o lado fresquinha falou mais alto.



Voltei pro hotel decepcionada mas, sem perder as esperanças na minha busca por mariachis. Me apaixonei por eles no filme Quem vai ficar com Mary? . São incríveis.

No outro dia, meu marido lindo, me levou a Tonalá. Uma cidadezinha a uns 20 minutos de Guadalajara muito famosa em todo México por sua feira de artesanatos que funciona 100% as quintas e domingos. Eu escolhi domingo. Óbvio. Não sabia o que esperar, mas minhas amigas de SLP, me disseram que eu ia pirar. Com a maturidade, desenvolvi um gosto especial em arrumar minha casa, e acho o máximo fazer mesas bonitas, arranjos de flores...! Ok mãe, cada dia estou mais parecida com você, você venceu e vai jogar isso na minha cara eternamente....rs 
Ou seja, tava na Disneylandia das que gostam de enfeitar a casa!!!!! Gente do céu, uma feira sem fim.... Não dá pra ter noção de onde começa ou onde termina. Barraquinhas grudadas uma na outra e em frente a lojas.... Vende de tudo, tudo mesmo, de louças , copos, produtos do Paraguay, comida, bebida, cachorro, quadro!!!!! O paraísoooo! Lado capitalista batendo palminhassss! E o melhor de tudo, super, super barato. Com 150 reais, você faz a festa e sai cheia de sacolas...! Meu marido respirou fundo , e começou a via sacra comigo... Como sou abençoada!!!! Ele é um santo ......hahahahaha. Fui de barraquinha em barraquinha, conversei, gastei todo meu espanhol, tirei foto, pechinchei....ficaria o dia todo lá. Saí com várias sacolas, prato que combina com copo que combina com mantel individual (jogo americano....). Tava rindo a toa..... Vale muito, muito a pena ir..... Pratos a 7 reais, copos a 5 reais....e tudo super mexicano, artesanal!!!!! Segue fotinhos pra ilustrar o estrago que eu fiz. Estrago nada!!!!! To ajudando a girar a economia local!!!! rs
A definição é a seguinte: uma mistura de cores e sabores.... A cara do México. 
Amanhã continuo divindo minhas impressões com vocês, muita coisa boa para contar e meu amor por esse país crescendo a cada dia.

Besitos.














Share:

5 comentários

  1. Nunca imaginei Guadalajara assim como você descreveu! Agora tô mega curiosa pelos próximos posts! :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Melissa! Imagino a decepção na praça dos mariachis mesmo... Mas as fotos das "artesanias" me deixaram doida!!!! Amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Só você mesma !!!! Imagino a alegria na feirinha !!!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus!! Q farei da minha vida?!?!estarei ainda no começo de minha viagem .....como farei para carregar por "todo" Mexico minhas comprinhas.....até pq não poderei comprar muita coisa ou quase nada, estarei mochilando...buábuábuá
    Adorando tudo por aqui....viajarei sozinha e aproveitarei todas dicas possíveis!! bjo e obrigado

    ResponderExcluir