Cancun - O azul mais azul de todo o mundo!





Com certeza esse vai ser o post mais difícil de se escrever.

Quando soube que iria mudar pro México, e me dei conta de que não tinha informação alguma sobre o país, fiz o que 100 entre 100 pessoas fazem, e mergulhei no google. Mas, a informação que busquei, principiante no assunto que era, só me retornava dicas pra Cancun. Me dei conta de que todo mundo que viaja pro México, vem pra Cancun. Quando eu contava pros outros que iria morar aqui, as pessoas me imaginavam vivendo em Cancun, num resort!!! (nada mal, por sinal!...). Um dos motivos que resolvi fazer o blog. (obrigada Cancun!)
O grande desafio desse post vai ser mostrar o que EU vi e achei de lá, sem ser repetitiva. Mas, vai ser impossível. Vou fazer o melhor, porque tenho que concordar com todos os outros blogueiros e repetir que é o paraíso SIM!

Tenho que começar dizendo uma coisa... você , caro leitor que acha que conheceu o México porque veio pra Cancun, está equivocado. Não dá pra falar que Cancun resume esse país! Longe disso. Cancun é um paraíso, maravilhoso, perfeito, paradisíaco, mas, está longe de retratar esse país (que é lindo demais também).  Basta dizer que Cancun é super recente, a história da cidade começa no séc. XX quando o México decidiu criar uma zona turística, num lugar, antes deserto. Aproveitando-se ainda dos vestígios maias que haviam por lá. Como comparar uma história que vem dos astecas, com um grande empreendimento...Não dá! Mas isso não tira nem um pouco o encanto do local. É de cair o queixo (pra vocês terem uma idéia, nem tem muita comida apimentada aqui....muito texmex, pra atender o gosto de todos os turistas....).

O governo do México começou a investir muito nessa zona, que antes tinha só alguns produtores de coco.. Fez estradas facilitando o acesso, trazendo muita oportunidade de emprego à região. E conseguiu! Sucesso absoluto. Um paraíso, que atrai milhões e milhões de turistas todo o ano, encantados com o azul impressionante do mar do Caribe, que se destaca muito mais quando junto a areia branca, impecável, e lagoas de agua salgada, Nichupte.

Muitos empresários da rede hoteleira investiram nesse paraíso promissor, e a partir dos anos 80, foi reconhecido mundialmente pelos turistas que invadiram o México! Pronto! É inacreditável o tanto de hotéis luxuosos que estão em Cancun! Um do lado do outro, e todos lotados! Tem turista pra todo mundo minha gente. (cade a crise?  a pergunta que não se cala!)

Cancun significa ninho de cobras, kkkkkk, piada pronta! Mas, quem discutiria com os Maias??? E pasmem, foi descoberta por um espanhol, Francisco Hernandez de Cordoba, em 1570. Ficou lá, até o tal estalo do governo Mexicano. Localizado no estado de Quintana Roo,península de Yucatan, são 22 km de praia, formando o número 7. Meu número de sorte....amo essas coincidências! 

Google imagens


Gente, deixando um pouco a história de lado, Cancun é perfeito.  Quando chegamos, fiquei de queixo caído. É daquelas paisagens de ficar sentada admirando sem parecer lesada. O azul do mar é inacreditável, mar super calmo,  com água transparente que você vê os peixinhos nadando... Água quentinha! Fiquei tensa quando entrei no mar e vi que tinha pedrinhas, já imaginei que fosse ser a decepção do mar de Capri... Mas não!!!! Só uma partinha! Tá certo, vou avisar os amiguinhos e falar que é do tipo pegadinha....uns quatro passos pra dentro do mar e você já não bota o pé no chão, como Maresias....Mas a vantagem é que não tem onda e você bóia!!!!  E não tem sujeira, quase zero ambulantes...calmaria total!!! Pode deixar a filha tranquila solta, correndo, nadando, areia....O PA RA I SO! Gente nadando, de bóia inflável, mais pro fundo jet ski, windsurf, lanchas...!








Não vou fazer propaganda de hotel, mas o que ficamos é incrível! Acertamos! Sempre escolho pelo tripadvisor e ele nunca me engana. É uma boa dica pra quem quer referências e fotos reais do hotel que vai se hospedar!!! E os mexicanos são ótimos! Já falei mil vezes né?  Funcionários felizes, amáveis, solícitos, educados.... nem ligo em dar propina !!!! (mexicanos trabalham com gorjetas sempre!). 


Minha sacada. Morava facil por aqui....rs







Como meu marido estava super cansado, e ele quem paga as contas merece, fiz nosso roteiro de modo que aproveitássemos o resort. Acertamos também! Por isso não me arrependi de ter adotado o sistema all inclused.... O nosso ALL INCLUSED foi ALL mesmo! Nem posso reclamar dos quilos adquiridos. Aliás outra coisa que ammmmeeeeeiiiii foi...
.... Não tem modelos Angels da Victoria Secrets nem Pamelas Andersons brotando do chão... Noooosssa! Eu, super geração de metabolismo zero tava super preocupada. Mas totalmente relax! Gente , é serio, não tem essa...tem gente que entra vestido na piscina,  biquinis padrão shorts que merece um post a parte, gente de maio de natação....tem de tudo!!!! Amei... comprei meu chapéu diva e desfilei aproveitando que ninguém repara em ninguém.... E os jovens que estão hospedados por lá... estão bêbados cem por cento do tempo....Fazendo juz ao open bar. Sábios! E outra, nem tinha muitos pombinhos apaixonados de lua de mel não....famílias e turmas de amigos dominavam. Muitas, muitas crianças.





E não pensem que é só ficar no hotel....Muita! Muita coisa pra fazer, tanta, que vou ter que dividir em vários posts. Mas vou contar tudo, com prazer! Tem mil shoppings, feirinhas, parques, boates, restaurantes...O cara que lançou essa ideia pro governo merecia um beijo! Meu ídolo (perdão Fábio Jr)! Me lembrou muito Miami essa parte, as avenidas o comércio...Mas fui também pra Cancun de verdade, pra cidade! Conto também!

Vale dizer que Cancun é muito segura!!!
Da pra andar de noite, tranquila, pegar onibus, super bem conservados, não tem perigo nenhum. Nem acreditei que não precisei de taxi....Mas, como nada e cem por cento perfeito, os preços são em dólares e bem inflacionados.... Aliás, os americanos dominam Cancun....acredito que pela proximidade.

A gente escolheu vir no final da alta temporada, finalzinho de julho-agosto, mas meus amigos meseros me disseram que é lotado o ano todo. Fez sol todos os dias, e olha que a previsão do tempo quis me enganar e colocou umas chuvas no meio do caminho. Nem se eu fizesse dancinhas acho que chovia....um caloooorrrr, que eu tava desacostumada, mas que proporcionou o adeus a meu bronze escritório de anos, e me presenteou com o look caribe ....puro glamour! Nem descascar a gente descasca, coisa fina!!! rs





Pra terminar uma super dica... Fuja do posto de informações aos turistas que fica no desembarque. Ou pelo menos, não caia no papo deles. Foi um ponto super feio da viagem, o único. Alguns de má índole se infiltram no meio dos contratados do governo e tentam te vender pacotes promocionais com zilhões de vantagens....Eu não tinha comprado o passeio para Isla Mujer e , como vi a identificação do governo com o INDIVÍDUO achei que estava fazendo um bom negócio. Nada mais era que timesharing, thanks god que em tempo percebi, desceu a brasileira que existe em mim e fiz um pequeno escândalo....conseguimos reaver o dinheiro e ganhar um pedido de desculpas por parte do chefe da equipe... Desnecessário. Mas....em todo lugar tem espertinhos. Mal sabiam que uma das minhas especialidades e o BARRACO. Dica boa essa.

Mas é isso ai minha gente...foi só uma apresentaçãozinha de Cancun...Muita coisa pra dividir com vocês ainda!!! E tenho que dividir uma coisa... Chegando, a imagem que não sai da minha cabeça era a cor daquele azul do mar....fui pesquisar, óbvio e a Super Interessante me explicou

Eu e meu chapeu Divo...




As intensas tonalidades de azul das águas caribenhas estão relacionadas com a sua limpidez e profundidade, e com as leis da física a que a luz obedece.
As moléculas de água absorvem de forma seletiva os diferentes comprimentos de onda do espectro visível. As ondas com frequências próximas do vermelho são rapidamente absorvidas; por isso, a água possui tons azulados, complementares dos avermelhados. As frequências azuis podem viajar muitos metros ao longo das águas límpidas e profundas do Caribe, e a sua dispersão produz o efeito turquesa.

As partículas orgânicas em suspensão também influenciam a cor, pois dispersam a luz azul.

Todavia, esse turquesa magnético não é exclusivo das Caraíbas. Outras regiões do mundo exibem mares tingidos da mesma cor, que não têm sido tão explorados no plano turístico como os caribenhos.

Obrigada Super Interessante!

Obrigada a Deus por me dar a oportunidade de disfrutar desse paraíso.

Saludos!

*todas as fotos são minhas ok! Da MINHA câmera... meu hobby japoneuso que amo.
 








Share:

18 comentários

  1. Voce estava fazendo falta por aqui,achei tudo divino,as fotos estão lindas ,meus filhos que gostam de praia iriam gostar ,mas como gosto de mato e lugares calmo ,vou esperar pela suas próximas aventuras.Sucesso e boas férias a fámilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh aí que você se engana! Eu também, nunca fui fã número um de praia. Mas o mar do Caribe não existe igual.... parece uma piscina! Besitos, Mel.

      Excluir
  2. Que sonho!!! Difícil achar um adjetivo diferente de paradisíaco! Adoro viajar com vc! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, to me especializando.....rs!!!! Já fui programadora, contadora....agora, turismologaaaa!!! Besitos!!!! :)

      Excluir
  3. Morava fácil aí ! Que lugar felomenal *-*

    ResponderExcluir
  4. Melissa, como dizemos aqui no México: padrísimo o teu post! Acho que só faltou dizer que quem vai uma vez a Cancún, sempre volta...com certeza, um dos lugares mais lindos que eu já fui na minha vida. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil vai ser terminar de conhecer as praias depois de Cancun né Sol? Olha, se tiver uma melhor vai ser uma surpresa....rs Beijinhos e obrigada pelo carinho de sempre.

      Excluir
  5. Adorei o post!! Cancun está na minha lista de destinos, mas eu sempre o deixo de lado quando olho pro meu "corpitcho" levemente arredondado e fico imaginando que só deve ter gente bonita e sarada na praia. Daí então eu penso que é melhor deixar Cancun para o dia em que tiver encarado uma lipo, talvez quem sabe, um dia...

    Mas gorduras à parte eu fico imaginando os mexicanos de antigamente, o quanto eles devem ser saudosos do tempo em que iam as praias desertas de Cancun e só encontravam os vendedores de coco...que maravilha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh! Pode parar e colocar Cancun como primeira opção!!!! Eu também tinha essa impressão, como escrev, que seriam só Angels da Victoria Secrets nas praias...mas, é totalmente o contrário! Tem gente que literalmente vai de shorts e camiseta! Bíquinis minúsculos e corpos sarados é uma cultura 100% brasileira, lá ninguém nem olha pra sua cara...rs É libertador!!! kkkkkkkkk. Pode começar a cogitar! :)

      Excluir
  6. Cancun é realmente o paraíso!! Estive por aí há quase 20 anos, ainda era uma criança, mas me recordo até hoje das delícias desse lugar!! Infelizmente é o único lugar que conheço no México, mas tenho certeza que um dia voltarei para explorar todo esse país, e seguir todas as suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  7. excelente texto,como sempre,bem humorado[aliás isso é tudo de bom] ! Cancun é muito lindo e a gente acha que conhece o México ! Depois qeu conheci seu blog tenho pensado seriamente em conhecer realmente o Mexico.

    ResponderExcluir
  8. Estou cada dia mais apaixonada pelo México e posso dizer, com propriedade, que a culpa é sua! hehe Cancun é só a cereja no topo do bolo! Todos os lugares, costumes e tudo que você tem dividido aqui, só fez aumentar minha vontade de passar uns tempos por ai - mesmo com o portunhol mais lixo que existe. rs
    Adorei tudo! E já coloquei cancun - e o méxico todo - na minha lista de prioridades!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que fica longe da Cidade do México. Mas um lugar que moraria facil também. Lindo e tem de tudo. E de fato os turistas vao apenas a Cancun, nao conhecem muito mais do México.

    ResponderExcluir
  10. Adorei todas as dicas desse lugar maravilhoso, você acrescentou informações que nunca tinha lido antes, agora só me falta ir conferir.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de indicação de fotografos brasileiros que vivem em Cancun

    ResponderExcluir
  12. ótimo texto explicativo, porem está errado quando disse que só aceitam dólares, paguei tudo em peso mexicano sem problemas,alias é bem mais rentável viajar com peso pois quando vc paga em dólar os mexicanos não costumam devolver o troco pela diferença de moeda,calculo,etc... e vc perde com isso, tá ai a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Nao que nao possa ser pago em peso mexicano, mas como é voltado ao turismo, principalmente o dos americanos, sempre fazem a conversao! é o lugar mais caro do México pra se turistear! Se voce checar os passeios, sempre estao em dolar e pesos, proporcional! :) Saludos!

      Excluir