Huasteca Potosina - Paraíso!

Foi meu aniversário no dia 03 agora, e eu queria fazer alguma coisa diferente. Sou super urbanóide, amo asfalto, natureza pra mim só na foto pra ficar um fundo bonito. Odeio calor, mosquito, pernilongo, formiga....  Então , nada mais audacioso e diferente do que me inserir no meio do mato. Faria uma coisa beeeeemmmm diferente e talvez ocupasse minha cabeça e não ficasse com saudades de comemorar com as pessoas que amo e estão no Brasil. Todo mundo me falava da Huasteca , puxei na internet e achei bemmmm bonito.
Fomos no sábado bemmmm cedinho, são 3 horas da minha casa... e em 3 horas a paisagem se transforma , e deixa o queixo cair. De deserto passamos a um verde sem fim, e ao clima úmido. Isso me fascina no México! A mudança de 180. em poucos Km...

Chegamos numa das 20 cidades que fazem parte da Huasteca Potosina, chamada Valles. A cidade é bem simples e quase caí de costas quando o guia me informou que lá viviam 1 milhão de mexicanos. Não sei onde, porque não é visivel.... Uma cidade de milhões de habitantes e voltada ao turismo ecológico não tem estrutura alguma pra receber o tanto de gente que visita a cidade. Os hotéis são bemmmm, massss bem simples (me lembraram acampamentos de jogos universitários) e minha parte fresca urbanóide deu choque....kkkkk Mas resolvi abstrair e focar na natureza....  Wireless, Wifi nem pensar, só por sorte mesmo e como era meu niver, me deu um certo desespero. Outra coisa pra superar!!!!

O dia tava bem fechado e me preocupei (Caraca, se chover eu to perdida....desfrutar o que nesse hotel???). Mas chegou um jeep (a la Africa....serio) e nele, junto a alguns mexicanos fomos a nossa primeira atraçao: 

Xilitla - Las Pozas, Jardim Surrealista de Edward James.

Pensa num cara maluco, mas maluco mesmo!!!! Multiplica.... Esse cara é Sir Edward James, um inglês que no meio do nada, criou a maior obra surrealista do mundo. Um jardim com orquideas de cimento gigantes (fez quando uma tempestade matou todas suas orquideas), esculturas , escadas que nao levam ninguem a lugar nenhum, uma flor de lotus com uma folha de maconha no meio (por que será?) e animais exóticos em jaulas. Andava pelado, sério, NU, por todo aquele meio. E era da opiniao que se o passarinho fizesse coco sobre ele, nao limpava para nao interferir no meio!!!! Maluquice pouco era bobagem! Vivia sozinho e todo sua fortuna gastou com a manutençao e empregados no seu jardim. Sao 81 mil metros quadrados. No final do jardim a gente encontra uma cascata linda, onde tem uma escultura de abacate (?). Antes de chegar na cascata vc tem que passar por uma portinha da verdade....do inferno ao paraíso. Olha, o cara tinha uma imaginação de deixar a gente boquiaberta.












Depois desse surrealismo todo (inesquecivel, porque a primeira vez que minha filha teve sua inserçao a Simple Life....) fomos almoçar, num pueblito bem, mais beeeemmmm simples de tudo. A hora que vc veste ou nao a camisa do propósito. Minha filha me surpreendeu e encarou numa boa, até o refri Escuiz (!!!!!) marca generica local ela tomou sem reclamar. Comemos as famosas enchiladas de huasteca , nao sei se era a fome, mas estavam deliciosas!!!! E ao redor, muitas barraquinhas de vendas de mudas, coisa que eu quase nao gosto.... Uma coisa pra reclamar é a falta de souveniers.... Os mexicanos tem que fazer um workshop na américa, nao tem nada pra comprrrraaaaaarrrrrrr (abstinencia master...)





Depois de recuperados uma caminhadinha básica... Bássssica???? Básssssica???? Mais ou menos uns 500, 600 degraus,  no meio de uma mata de arvores de pessegos e cafezal... Jesus, nao chegava nunca, as escadas igual ao do Sir Edward.... sem fim....e sobe, sobe, minhas pernas já estavam como as da Gracyane Barbosa, eu A ESPORTISTA, admiradora da natureza...kkkkkk. Enfim, chegamos ao....

Sótano de las Huahuas


Pensa numa labirintite atacada, multiplica.... Um grande buraco no meio da mata....478 m.  A grande atração é o sair dos pássaros pela manhã e o retorno no final da tarde...Tem que ter coragem pra chegar pertinho, mas depois da escadaria maior que a de Montmartre, em Paris, eu ia sim....fui e quase joguei uma senhorinha lá de cima que ligou a tecpix dela e ficava filmando eternamente e não me deixava fotografar....affff.... e tudo que vai, volta, tinha que voltar....kkkkkk Jesus, que dor nas pernas.... mas, eu tava disposta a romper meus limites. nada do que 3 dorflex depois não resolvesse.







Desmaiei sem remorso quando cheguei no hotel, porque não tinha nada pra fazer, então, tomamos um balde de corona, 2 dorflex e ya. No outro dia o sol tava teeeennnnso, fomos pra Cachoeira.... Minha filha tava maluca pra nadar e eu tensa, pq soube que ia ter que remar....Eu????  Euzinha???? Foco no projeto aniversario diferente..... Bom, a paisagem é de cair o queixo, a agua é a mais azul que já vi na vida e minha filha se divertiu como louca.... Eu adorei também, e eeeeeee, dei conta do remo. É a....

Cascada de Tamul


Subimos de canoa o rio Tampaón, a agua é turqueza, linda, com muitas , muitas borboletas, tartarugas... e sem uma sujeirinha.... aí vc depara com a Tamul imensa.... e na volta da uma paradinha na Cueva del'agua, uma piscina natural que vc nada super zen , na caverna.... e pensa na vida.








O resumo é o seguinte: Não tem wireless/wifi full time, a estrutura hoteleira deixa muito a desejar, não tem restaurantes ótimos, meu cabelo ficou a la Maria Betania, andei mais que o Forrest Gump, não sinto meus braços.... Mas , só de ver a perfeição da natureza, a cor da agua, e a alegria da minha filha.... Faria tudo de novo. Tudo mesmo!!!! Minhas amigas atletas naturebas devem estar orgulhosas de mim pois sou totalmente urbana...e sempre fugi de programas desse tipo, praia pra mim só no calçadão. Mais um conceito que este país ta mudando.

Besitos mais velhos!!!! :)

Share:

18 comentários

  1. Que show de lugar Melissa, e aproveitando, feliz aniversário ainda que atrasado. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Me divirto om seu blog....muito bom...vejo vc aqui na minha frente contando todos os detalhes...e claro dandp muita risada....bjs
    angel

    ResponderExcluir
  3. Melissa que aventura!!Maravilha!!!ah parabéns,saúde e tudo de lindo em sua vida!
    Família Indiana Jones?!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de níver, heim, Mel!!! Mais "diferente" que esse é impossível! E concordo plenamente que sua narrativa é viva e coloca a gente dentro das cenas que vc descreve. Adoro ler seus posts!!! Aguardo o livro que vai ser gerado a partir deles!!! Bj da Sogritcha!

    ResponderExcluir
  5. Tô louca pra ir pra esse lugar. Já está na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, separe sua câmera porque as paisagens são de tirar o fôlego. Coisa mais linda! Beijinhos, Mel.

      Excluir
  6. Que paisagens lindas . Aproveita por nós =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e é só um pouquinho do que é a Huasteca! Vou postar muito mais....beijos, Mel.

      Excluir
  7. Que lugar lindo! Quero visitar! Que água! E uma curiosidade tem dorflex ai? Ou tu "importa" do Brasil kkk? Beijos

    ResponderExcluir
  8. como é bom ler seu blog, da forma que escreve é como se eu estivesse aí vivendo esses momentos...parabéns

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse lugar!!! E foi realmente um aniversário diferente!!! :)

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando conhecer um pouco mais sobre o México com você!! Tantos lugares incríveis que nunca tinha ouvido falar!! Muito legal!

    ResponderExcluir
  11. Estes passeios em um só dia? Amei a maratona de aniversário. Parabéns!!! Adorei o passeio. Bem como eu curto. E fiquei imaginando os funcionários trabalhando e o patrão peladão. Kkkkkk Parabéns pelo seu aniversário mais uma vez. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post! Ótimo jeito de comemorar seu aniversário. Confesso que amei as fotos. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Melissa. É minha primeira vez por aqui e adorei. Primeiro, porque sou super curiosa em relação ao México. Segundo, que este lugar deste homem pirado me divertiu muito. Adorei o blog e o post.

    ResponderExcluir
  14. Esse Mexico incrivel....Estou amando conhece-lo por vc!!!

    ResponderExcluir
  15. Amei a Cascata de Tamul!!! Deve ser muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkk......
    amei esse post !
    Acho legal e importante experimentarmos coisas diferentes e superarmos nossos padrões, descobrimos coisas incríveis.

    ResponderExcluir