Pirâmides, temos sim senhor!

Hola! Que onda?!



Faz tempo que estou pra escrever sobre a Cidade do México, mas é tanta coisa que sempre deixo pra depois. Analisando, resolvi quebrar o assunto Cidade do México em vários tópicos. E por qual começar? Na hora, vieram as pirâmides na minha cabeça. Pra mim, que mal sabia que tinha pirâmides no México, elas foram muito impactantes.  Quando eu ouvia falar em pirâmides, logo ligava ao Egito e seu deserto com camelos. Nunca parei para analisar que tinha pirâmides fora do Egito, e muitas!!!
Não dá pra acreditar que numa cidade tão imensa, caótica, fascinante uma das maiores do mundo com mais de 9 milhões de habitantes , você pega o carro, anda mais ou menos uns 50 KM e se depara com algo, que tira seu fôlego: Teotihuacan. E por não ter vegetação alta, ela salta aos olhos, unica.

TEOTIHUACAN foi declarada como Patrimonio da Humanidade pela Unesco em 1987.  São mais de 80 km2 de história, simbologia, encantamento. É assim, de repente, não mais que de repente, você entra na zona arqueológica e fica muda. MUDA. Eu fiz assim! Quando avistei a Pirâmide do Sol, fiquei ali, parada. É uma energia diferente (e eu nem sou ligada nesses lances de energia, cosmicos...). Me encantou! 

Afirmam os historiadores que Teotihuacan, já foi ( 500 AC ), a maior cidade do mundo e o mais significativo centro cultural, politico, economico das Américas. Do México com certeza. Chegou a ter 200 mil habitantes. Começaram as escavações em meados do séc. XIX. Não se sabe o motivo pelo qual a cidade foi abandonada (fala-se sobre um grande incendio), aliás, pouquíssimo se sabe sobre eles, porque não deixaram nenhum vestígio de escrita. Tudo é suposto por profissionais.

A arquitetura e a simetria do espaço é impressionante:

*google image


*google image, suposta maquete de como era Teotihuacan

 
No centro, encontramos a Calzada de los Muertos (4km), como uma espinha dorsal ligando a Pirâmide do Sol,   Pirâmide da Lua e todos os outros templos. Se você analisar toda a disposição da "cidade", segue o movimento dos astros, por isso, também era conhecida como "Cidade dos Deuses". (Deuses, astros, o encontro de toda essa turma seria ali....!).

Não há túmulos em Teotihuacan. 
Enquanto nas piramides egípcias há câmaras subterrâneas e túneis, nas mexicanas os visitantes sobem até o seu topo através de escadas. Estudiosos explicam que os povos astecas realizavam rituais e oferendas aos seus deuses na parte mais alta da pirâmide.
Em Teotihuacan a pirâmide do Sol tem seu topo reto e liso, perfeito para a realização de tais rituais.A pirâmide da Lua, no entanto, tem seu topo tortuoso e repleto de pedras pontiagudas, que apesar de dificultarem não inibem as escaladas dos turistas. Talvez os astecas não quisessem humanos por lá, mal sabiam.....rs
Das mais importantes pirâmides no sítio, destacam-se duas.

PIRÂMIDE DO SOL



Terceira maior pirâmide do mundo e a maior de Teotihuacan, foi descoberta recentemente, em 1971, acreditam? Com mais ou menos 63m de altura, e mais de 3 milhões de toneladas de pedras, bem menores que as usadas na construção das piramides do Egito. E por mais que me expliquem mil vezes, agora com a faculdade, muito discutido esse tema, não consigo imaginar homens, carregando pedras e construindo piramides. Não da! Dá pane no meu cérebro. E com tamanha perfeição!  E o guia me disse ainda (pra eu pirar mais...) que na base da piramide foi encontrado um mineral, conhecido por MICA, que não existe aqui. Existe no Brasil, e teve que ser trazido...(mas como??????? 2 mil km de distancia?????? e sem rodas????) Desculpe meu professor Carlos , mas, não assimilo. Muito intrigante! 
Duas coisas sobre a pirâmide: fiquei decepcionada porque ela não tem câmaras internas, ou seja, é toda recheada de pedras, não dá pra fazer um tour dentro da pirâmide. Sei lá , na minha mente, poderia entrar e encontrar múmias talvez.....rs !  E outra coisa talvez mais importante...



Você , caro leitor, que pensa que vai subir no topo da piramide e fazer polichinelos....engana-se. quase morri pra subir a piramide. Achei que nao fosse chegar,  minha mente maluca, pensando que seu eu tivesse um treco, como iriam me resgatar....sol a pino....degrauzinhos n. 35 , onde meu pá 37 nao cabia.... gente atras de gente...calor!!!!! Quando atingi o topo harpas soaram.... nao morri! (quase) Agora imagina isso carregando pedras....???????? Alguem me explica?????



A vista é incrível, vale a foto! 
E eu tive que aguentar meu marido me zoando, porque tirei um sarro dele que me contou que nao teve pique pra subir na da lua... (primeira vez que foi sozinho). Nem passava mais pela minha cabeça subir em algum lugar, guardei minhas forças pra subir nas escadinhas do ônibus só.... Foi mais cansativo que Pompéia , Itália... E eu, academia urgente!!!!! rs
Pra subir forma-se uma fila, sem sombra nenhuma....clima deserto mesmo.






PIRÂMIDE DA LUA

Não subi. Passei a vez...rs

Com uma altura de 45m, foi construída como principal monumento do complexo da lua.

Essa lenda é bem interessante...

"...Antes que existisse dia, os deuses reuniram-se em Teotihuacan e disseram, "Quem iluminará o mundo?". Um deus rico (Tecciztecatl) disse "Eu me encarregarei de iluminar o mundo". "Quem será o outro?", e como ninguém respondia, nomearam um outro deus pobre e sarnento (Nanahuatzin). Depois da nomeação, os dois começaram a fazer penitência e a rezar. O deus rico ofereceu penas valiosas de uma ave chamada quetzal, pepitas de ouro, pedras preciosas, coral e incenso de copal. O deus sarnento por seu lado, oferecia canas verdes, bolas de feno, espinhos de maguei cobertos com o seu sangue e no lugar de incenso oferecia as crostas das suas pústulas. À meia-noite terminou a penitência e começaram os rituais. Os deuses ofereceram ao deus rico bela plumagem e um casaco de linho enquanto que ao deus pobre era oferecida uma estola de papel. Depois, junto ao fogo, ordenaram ao deus rico que se atirara a ele. Este teve medo e recuou. Voltou a tentar e mais uma vez recuou, isto por quatro vezes. Chegou então a vez de Nanahuatzin, que fechou os olhos e se atirou ao fogo sendo consumido por este. Quando o deus rico viu isto, imitou-o. De seguida entrou no fogo uma águia, que também se queimou (e é por isso que as águias têm as penas foscas, de cor morena muito escura); de seguida entrou um jaguar que se chamuscou e ficou manchado de branco e negro. Então os deuses sentaram-se à espera para ver de onde sairia Nanahuatzin; olhando para oriente viram aparecer o sol com uma cor forte; radiava luz em todas as direcções e não conseguiam olhar directamente para ele. Voltaram a olhar para oriente e viram aparecer a Lua. Ao princípio os dois deuses resplandeciam com igual intensidade, mas um dos deuses presentes atirou um coelho à cara do deus rico e desta maneira diminuiu o seu brilho. Todos ficaram quietos; depois decidiram morrer para assim dar a vida ao Sol e à Lua. Foi o Vento que os matou e que em seguida começou a soprar, fazendo deslocar primeiro o Sol e mais tarde a Lua. Por tudo isto é que o Sol nasce durante o dia e a Lua mais tarde, durante a noite..."
(Wikipédia)






TEMPLO DE QUETZALCÓALT

Fala o nome do templo aí! duvido!!!! rs
Todo decorado com esculturas e pinturas, pode ter sido residencia de algum personagem notavel e influente...Chamado tambem de Serpente emplumada!!!! Todo vermelho, que era a cor preferida da civilização. Uma amostra de como deveria ser a arquitetura e a decoração desse povo.






Então, pra mim é um passeio obrigatório. Um passeio que te remete ao passado mesmo. Um pouco de magia, de encantamento.

As dicas que eu posso dar é: leia um pouco a respeito, pra entrar no clima do lugar (mesmo que seja esse post!!!...rs), evite os horários de sol a pino, cara, não tem sombra. Cheque sua atual condição física antes de subir as pirâmides, não tem médicos de plantão....E se tiver com crianças, tentem envolvê-las na história , contando, pra que elas tenham interesse. A minha pirou! Não queria ir embora.

Sucesso na certa! E vale lembrar que as escavações continuam , e quem sabe aparece mais riquezas por aí...ou um livro me contando tudo, passo a passo das construções....COM FOTOS!!! rs
E sim, aqui no México temos Pirâmides!!!! rs

E eu, Indiana Jones mexicana....Arrrrriba!

Share:

5 comentários

  1. Ah como sempre nota dez pro seu post amiga!!! Muito legal essa história do sol e da lua e as pirâmides.... Amei!!!
    Você está "virando" escritora profissional viu??!! Parabéns por tudo que tem escrito e a forma como descreve as coisas, isto nos faz viver um pouquinho do que é o seu dia a dia. É tudo tão real quanto contado por você que parece até que estou ao seu lado ouvindo e vendo o que você diz. Amo seu blog...bjo

    ResponderExcluir
  2. Love u amiga. Sinto saudades ... :/ Mel.

    ResponderExcluir
  3. São lindas demais ! Essa paisagem pelos lados das pirâmides ,nossa ! Me encantou :D
    É bom já ir fazendo treino funcional aqui ! hahahaha bjus

    ResponderExcluir
  4. Kkkkk ainda bem que não li teu post antes de viajar, pq se não, nem teria subido, realmente é tudo que tu descreveu, o sol é o maior inimigo de quem vai encarar a subida, a gente acha que nunca vai chegar no topo, mas é incrível qdo conseguimos chegar. Amei teu post, besos.

    ResponderExcluir
  5. Olá consegue esclarecer como chegar de condução ao local?

    ResponderExcluir