Pueblo Mágico - Mineral de Pozos

Teve um feriadinho aí, na semana passada que meu marido milagrosamente não trabalhou.
Mas como estava super cansado do ritmo de trabalho, me pediu pra não programarmos nada muito longe. Ele topava, se fosse algo perto e "barato"!

Os amigos logo se animaram.

Uma pausa pra isso que é muito importante: amigos que são tão loucos, ou mais , que você. Eu estou super bem servida aqui em SLP. Meus amigos, minha turma é incrível. Daqueles tipos, que topam tudo. E tenho sorte que uma delas, tem filhas da idade da minha, o que torna tudo muito melhor! 

Eu tô naquele ponto que só faltam 3 cidades/pueblos aqui perto pra eu conhecer. Agora, 2. Partimos em busca de mais um Pueblo Mágico, dessa vez, MINERAL DE POZOS. (Tenho como meta conhecer a maioria deles...)

Mineral é um Pueblo no estado de Guanajuato,  fica a 1h10m de casa (da Cidade do México,  3h30m). Perfeito! 

Joguei no Trip Advisor , adoro fazer isso pra ir preparada pras atrações turísticas da cidade, restaurantes.... e morri de rir. Gente, como assim? Nada pra fazer? Pois vamos pra lá, ver se isso é verdade mesmo. Pelo menos tem 6 restaurantes , não vamos passar fome.



O Trip Advisor , no caso, não  mentiu. Rs. Digamos assim, é um pueblo mineiro abandonado, bem "rústico".





Em sua época de prosperidade, final do séc. XVIII, Mineral foi considerada a região mineira mais importante do estado, devido a extração de prata, cobre, ouro, bronze, mercúrio e alumínio que aí se encontrava. Dizem as lendas, que uma maldição caiu sobre as minas, inundando-as (pelo assassinato de um padre...), e seu povo teve que sair dali, pra outros lugares do México. De 70 mil habitantes, apenas 200 ficaram. 

Em 1982, o México começou um programa de revitalização do lugar abandonado. Agora são 4 mil habitantes. Tem gente falando por aí que os planos são pra Mineral se tornar a próxima San Miguel de Allende. Olha, não vou duvidar, mas, é difícil.
A cidade é basicamente : Plaza Zaragoza, Parroquia de San Pedro, as minas e as ruínas das ex Haciendas (Escuela Modelo....).






Acueducto, que levava água a população dos séculos passados








Alguns filmes do cinema mexicano foram gravados por lá: Pedro Páramo (1967), Eréndira (1983), Los Pendientes (1988) y Dos Crímenes (1995).

Mas Mel, você não gostou da cidade? Gostei sim.
Porque gosto de ruínas, gosto de paisagens bucólicas, gosto de comer nos restaurantezinhos pitorescos que você só encontra nessas cidades. E me divirto onde for, com meus amigos e minha família.

Comemos num restaurante muito gostoso , comida típica mexicana, "pintoresco" e barato. Super indico, fácil de achar, na praça principal da cidade:  La Pila Seca (número 2, de 6, do Trip!).










Não nos hospedamos por lá, mas já tinham me indicado um super hotel, spa (bem comum por lá, spas termais...): Posada de las Minas. Vale a pena ir só pelo luxo do hotel!


Super indico o passeio "rústico" nas minas. Não esperem estrutura pra isso, bem simples o esquema, mas é bem legal , principalmente pras crianças descerem as minas. Mas se você tiver fora de forma como eu, conte com um dorflex no bolso e uns 2 dias de dores musculares. (e dica: não vá de melissinha como eu ok? Tem terra nela até hoje, o look é off road mesmo).
E tem terra hein? Só não sei se tem mais terra ou mais cactos....rs






Dica* - Tem na rua principal da cidade, a secretaria de turismo, é  uma portinha bem pequenina que você pode facilmente confundir com um abarrote...rs Lá você se informa dos possíveis passeios pelo Pueblo!


Bom, eu gostei sim, já vi Pueblos mais bonitos , mas, foi um domingo divertido e diferente!
Fica a dica.
(ps: o objetivo do meu marido foi alcançado, perto de SLP e eu não gastei um centavo, por pura falta de oportunidade mesmo...)


I want you Gringo! #morri



Eu, sensualizando....kkkkk







Share:

4 comentários

  1. Adorei! Sempre curto esses passeios rústicos, adoro um "pueblito" e o que é aquele cartaz do I want you gringo??? Rindo até 2017...

    Beijo,

    Clau

    ResponderExcluir
  2. muito legal conhecer um povoado assim.
    Atingiu o objetivo,passeou,almoçou,esteve com a familia e os amigos. Ponto pra Mineral de Pozos !

    ResponderExcluir
  3. Que fofo. Adorei. Agora, cá entre nós, comece a usar tênis para fazer passeios, porque eu tô vendo o dia que você vai ter bolhas ao invés de pés! Doida. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal... Mais um pra lista!

    ResponderExcluir