Um pulinho logo ali....em Sinaloa - Amigos do Blog.



Olá queridos!


Eu comecei esse Blog com a intenção e toda minha "possessividade", em contar o que EU vi do país.

Mas não tinha idéia de que o país era imenso e que seria impossível eu estar em todos os lugares pra poder passar pra vocês detalhes sobre eles. O meu plano não mudou! Quero conhecer toda a república! O que mudou foi que sei que demorará um pouquinho... 
Então, enquanto eu não vejo com meus próprios olhos, tive e idéia de pedir humildemente aos meus amigos espalhados pelo México, pra escreverem um pouquinho sobre onde moram. A idéia primeiramente era um especial, com uma pessoa em cada estado, mas, eu o blog é filantrópico, então não tenho como obrigar as pessoas a escreverem.
As que se propuseram, meu MUITO obrigada!

Começaremos lá em cima, no Norte do país, com minha queridíssima amiga Sol. Sol foi uma amiga fundamental pra minha mudança ao México (mesmo que virtualmente). Sempre muito simpática me respondia prontamente a tudo, e me passava uma segurança incrível. Obrigada viu?

Espero que gostem.





Sinaloa


O estado de Sinaloa está localizado no Noroeste da República Mexicana. Faz divisa com os estados de Sonora e Chihuahua ao norte, ao leste com Durango, ao sul com Nayarit e ao Oeste com o Oceano Pacífico e o Golfo de Califórnia. Sua capital é a cidade de Culiacán, com 858,638 mil habitantes.






Clima:

A temperatura média anual é de 25°C e a umidade é de 68%




Atividade Econômica e Gastronomia: 

Conta com 650 quilômetros de litoral com uma abundante variedade de espécies marinhas o que o converte em um dos estados com uma gastronomia reconhecida e variada em deliciosos frutos do mar. A produção pesqueira do estado está em primeiro lugar quanto a valor gerado e os principais produtos pesqueiros, são: camarão, sardinha e atum.
Sinaloa é líder em produção de alimentos e emprega mais de 165 mil pessoas nesse setor. Aproximadamente 97% das exportações de hortaliças, legumes e frutas que o estado realiza são enviadas a Estados Unidos e o restante é para atender parcialmente os mercados de Canadá, Espanha, França, Itália, Suíça entre outros.
Há 25 anos, Culiacán é sede da Expo Agro Sinaloa, umas das feiras de agricultura mais importantes a nível internacional sobre as novas tendências em agricultura mundial, com mais de 53 mil visitantes e 500 empresas na última edição, com a participação dos seguintes países: Brasil, Alemanha, Canadá, China, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Espanha, França, Gana, Guatemala, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Turquia entre outros.
Também o setor de gado é um dos mais importantes do país e está em primeiro lugar em exportação de cortes de carne do México. (A carne é deliciosa!)




Turismo:


Mazatlán, conhecida como a “Pérola do Pacífico” é considerado um dos principais destinos turísticos de cruzeiros e centro turístico de praia de Sinaloa e do México. Conta com uma vasta infra-estrutura de hotéis que oferece mais de oito mil quartos de todas as categorias e estilos. Uma das praias com o pôr-do-sol mais bonito que eu já vi!




Sinaloa também têm os “Pueblos Mágicos”, que são povoados (lindos!) em geral coloniais, com riqueza de história, lendas e demais, como: Cosalá, El Fuerte y El Rosario.


Um dos principais atrativos de Sinaloa é o famoso trem chamado “Chepe”, que comunica Chihuahua a Sinaloa, através de um passeio muito solicitado onde o turista durante o trajeto pode admirar lindas paisagens, como desertos, vulcões e etc.






Tradições Culturais:

Como herança das culturas pré-hispânica, se pratica em Sinaloa, a Ulama (espécie de jogo de futebol com a cintura) e a dança do veado que faz parte do seu folclore, que é uma dança caracterizando a caça ao veado, que tem alta relevância histórica e antropológica e faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.







Custo de vida em Culiacán:

O custo de vida em Culiacán é superior aos $ 5,000.00 pesos mexicanos ao mês (385 USD . aprox.). Esta estimativa inclui: aluguel, alimentação, serviços, transporte e gastos extras com moderação.

A maioria dos estabelecimentos, restaurantes e lojas aceitam os principais cartões de débito, crédito e se encontram múltiplos caixas eletrônicos, por toda a cidade.
Valores aproximados na cidade de Culiacán em 2012.



Categoria
Tipo
Custo aprox. 
em pesos mexicanos
Alimentos
Restaurante
120.00

Comida rápida/Fast Food
70.00

Cocinas económicas (restaurante econômico com comida caseira)
60.00

Na universidade
50.00
Garrafa de água 1lt
12.00
Transporte
Ônibus urbano
7.50

Táxi
150.00 a 200.00
Comunicações
Cartão telefônico
30.00-50.00 e 100.00

Uso de Lan house
15.00 hora

Recarga de celular
30.00-50.00, 100.00 e mais.
Papelaria
Libros de texto por semestre
300.00-600.00

Fotocópias preto e branco
1.00

Fotocópias coloridas
5.00
Diversão
Zoológico
15.00

Museus
Sin costo

Cinema
50.00




Fonte: http://emovilidad.uas.edu.mx/?op=visitantes&sec=19 (Informação traduzida sobre a tabela de custo de vida)


Querem ver um vídeo de Sinaloa?






Texto escrito por uma amiga do Blog, Sol Machado:



"Solange, batizada de Sol no México e Sô ou Sôla para os que me conhecem profundamente no Brasil...mãe apaixonada pelo gato (felino) mais lindo do mundo: Sasha! Adoro o verde, adoro árvores, animais e pessoas educadas e gentis. Sou orgulhosamente brasileira casada com um lindo mexicano. México é a minha segunda terra e também é o meu mundo colorido!"

Share:

2 comentários

  1. Muito obrigada Mel! Fico muito feliz em saber que pude contribuir de alguma forma. Se alguém precisar de mais informações sobre Sinaloa, eu fico á disposição. Vai ser um prazer poder ajudar. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Esses povoados me encantam,o bom séria já ser aposentada,ter tempo disponibilidade e dinheiro para conhecer esse País de ponta a ponta.Amei. Eliani Vargas.

    ResponderExcluir