10 coisas pra se fazer em San Luís Potosí-Mex!

Hoje o Viviendo en el México Mágico! está participando de uma Blogagem Coletiva com vários outros blogs amigos, com dicas de #minhacidade, para ajudar quem quiser sair por aí, conhecendo novos lugares pelo mundo!







Moro no México, em San Luis Potosí, capital de mesmo nome,  há mais de dois anos a nunca tinha escrito nada sobre coisas a fazer na minha própria cidade.

O Estado de San Luís Potosí, fica no meio do México. As pessoas que moram aqui sempre falam que estamos a duas horas de qualquer lugar do México, e eu acho muito engraçado porque no fundo faz sentido!
Pesquisando sempre encontramos dados muito interessantes sobre essa cidade que eu tanto gosto e que tão bem acolheu minha família! (Detalhe que eu nunca tinha ouvido falar dela antes de morar aqui, creio que vocês, meus leitores, também não!)


Plaza de Aranzazu
Cúpulas do Templo de San Francisco

Universidade Autonoma de SLP




- SLP se encontra num ponto estratégico da República Mexicana, e sua variação climática coloca ao estado  como um dos mais potentes em recursos financeiros.

- Já foi declarada como capital do México, por Benito Juárez.

- Os potosinos foram os que mais apresentaram oposição ao governo de Porfírio Díaz.

- A letra do Hino Nacional Mexicano, foi composta por um potosino: Francisco Gonzales Bocanegra.

- Se você verificar no mapa, os limites territorias do estado de SLP, é igual ao de um cachorro Fox Terrier.





- O nome SLP é composto por São Luís, rei da França , e Potosí, igualando as riquezas minerais desta terra com as minas de Potosí, na Bolívia.

- Há uma lenda urbana aqui, que muitos afirmam ser verdade, que, existem muitos túneis na cidade, comunicando todos os templos antigos de SLP, segundo a lenda os túneis serviam pra transportarem dinheiro de um lugar ao outro, ou fugir de um eventual ataque. Afirmam ser mais de 80 km de túneis!




Bom, agora que já familiarizei um pouco vocês, vou listar 10 coisas bacanas pra se fazer quando estiverem em terras potosinas!


1 -  Visitar as Praças da Cidade! 

Plaza Fundadores, Plaza de Armas, Plaza del Carmen....São tantas! É visita obrigatória pra quem estiver por aqui. A gente aproveita e na Plaza de Armas, em frente a Catedral da cidade, compra um tour por todo Centro Histórico, de "turibus".


Plaza del Carmen



2 - Museus.

Os museus da cidade são bem interessantes e tem pra todo gosto! A maioria deles ficam no centro histórico e o meu preferido é o "Museo de la Máscara" . Só pela arquitetura do prédio vale a pena.


Museu de la Máscara



3 - Visitar o Centro de Artes.

O Centro de Artes, é de encher os olhos. Era uma antiga prisão, que foi readaptada e hoje é um centro de artistas da cidade: cursos, aulas, oficinas, exposições! Um castelo no meio da cidade.


Entrada do Centro de Artes



4 - Igrejas da Cidade.

São bem bonitas, cheias de história e a minha preferia é o Templo de Nuestra Señora de Carmen, que fica na praça de mesmo nome. O de Nuestra Señora de Guadalupe é bem bonito e fica pertinho do Centro de Artes.


Templo de Nuestra Señora de Carmen



5 - Visitar o Cerro de San Pedro.

Uma mina desativada, onde grande parte da história se encontra por lá. É um mundo a parte, onde não existem sinal de celular, terminais de cartão de crédito....é difícil de achar até pessoas por lá!


Cerro San Pedro



6 - Rebozos de Santa María del Rio!

Há minutos de SLP , você chega num  pueblo, onde o rebozo é peça típica e um dos mais famosos do México. Rebozo é um item muito importante na categoria artesanatos mexicanos. Lá você encontra de todo o tipo e preço. E são os autênticos do México! Toda mulher adora, é como se fosse um xale.




Rebozos




7 - Huasteca Potosina!

Se quiser sair do deserto da capital, em algumas horas de viagem você chega num paraíso tropical cheio de árvores, cascatas, cachoeiras, rios com água azul turquesa! Um prato cheio para quem gosta de ecoturismo.


Huasteca Potosina, Cascada de Tamul




8 - Comer as famosas Enchiladas!

As Enchiladas Potosinas são o prato chefe da região e é muito boa! Nada mais do que uma das mil variações e apresentações da tortilla, mas , deliciosas! Tem em quase todos os lugares da cidade e vocês não se arrependerão em provar!





9 - Passear no Tangamanga.

Tangamanga é um parque no meio da cidade, um dos maiores do mundo, maior até que o Central Park! É cheio de gente praticando exercícios, bicicletas, crianças fazendo piquenique, brincando! Uma delícia pra um domingo de manhã.



Parque Tangamanga



10 - Visitar o restaurante "El México de Frida".

Adoro esse restaurante, adoro a Frida, então....sucesso! Comida típica mexicana e um mergulho no universo de Frida Kahlo, ícone mexicano. É delicioso, é alegre, é colorido! Super indico!




    Endereço: Valentin Gama 646, Jardín, 78270 San Luis, S.L.P.
    Telefone:01 444 811 4603

Além de tudo isso , SLP é muito conhecida pela sua Feria Anual, é uma Feira de Exposições de comerciantes de toda a República com várias atrações: comida, compras, shows, boates... e também pela sua Procissão do Silêncio, na época da Páscoa.

Tem muito mais o que contar, vocês podem buscar aqui mesmo pelo meu blog, ou, da minha amiga/parceira Marina!

* SLP parte 1
* SLP parte 2
* SLP parte 3
* SLP parte 4
* SLP parte 5



E aí? Já aprenderam um poquinho mais de SLP?

Saludos desde Potosí.


Confira abaixo outros blogs que estão participando da Blogagem Coletiva #minhacidade:


O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!

O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.

O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos  do Rio de janeiro, sem gastar nada!

O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!

Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!

Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.

São Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.

Aachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.

Vou pra Roma - http://www.voupraroma.com/10-atracoes-imperdiveis-em-roma/ O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.

Saia do circuito turistico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!

Veja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!

Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!

10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.

Me deixa ser turista - http://wp.me/p51CRP-fi
Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali? 

A maioria dos brasileiros, quando visita a "Terra dos Tamancos", tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!

A casa na mala   -   http://www.acasanamala.com/2016/01/8-razoes-para-se-encantar-por-oviedo.html

Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!

Passeiorama http://passeiorama.blogspot.com.br/2016/01/9-parques-que-adoramos-em-sao-paulosp.html

9 parques que adoramos em São Paulo!!!


Share:

24 comentários

  1. Que delícia! Estive no México há 2 anos, mas só fui pra Cidade do México e Playa del Carmen... Da próxima vez, quem sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh tem que voltar! Tem muita coisa linda por aqui pra se conhecer! Saludos! ;)

      Excluir
  2. Gente amo o México! Sua arquitetura, culinária e seu povo alto astral. Adorei conhecer sua cidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Vou favoritar esse post. Adorei essa cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) SLP é bem bacana! Fica a mais ou menos 3h30 do DF! ;) Saludos!

      Excluir
  4. Que maravilha saber de tantos lugares legais para conhecer em SLP. Eu, como você, nunca tinha ouvido falar, mas você já falou tudo que eu precisava saber para querer visitar este destino maravilhoso. Parabéns, lindo post. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, vc está convidadíssima, e o mais legal é que tem muita coisa tão linda aqui perto!!! Dá pra fazer muitos passeios bacanas e dormir em casa! Saludos!

      Excluir
  5. Que cidadezinha fofa! Quem sabe numa próxima viagem?

    ResponderExcluir
  6. 100% das dicas foram novidade para mim! Que bacana! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. A cidade parece ser muito bonita! Só visitei a Cidade do México, mas é bom saber que tem mais coisa legal para um roteiro completo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa cidade! Parece aquelas do interior. Ainda não fui ao México, quando for com certeza vou incluir a sua cidade! Amei :))

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar da sua cidade não! Mas fiquei encantada e com certeza vale uma visitinha sim! Curti muito o post!

    ResponderExcluir
  10. Que cidade linda você mora Melissa!! Me deixou com muita vontade de conhecer!! Bjooo

    ResponderExcluir
  11. Gente, olha essa cascata como é incrível!

    Desse jeito você está atrapalhando o meu planejamento para a Riviera Maya (de uma forma positiva! haha)

    ResponderExcluir
  12. Linda, linda! Adoro posts que contam a história do lugar. E essa cascata aí, tá convidativa! rs

    ResponderExcluir
  13. Super post, para variar! Adorei as dicas, fiquei encantada com a cor do rio! E eu nunca tinha ouvido falar de rebozo na vida, até ter minha bebê há um ano. Minha doula trouxe um pra casa para me ajudar a lidar com a dor do parto, amarrando um rebozo no box do meu banheiro para eu puxar. Agora tenho um enorme carinho por essa peça mexicana! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Eu amei seu post de San Luis Potosí! Eu acho que já fiz todas!
    (Outra coisa que eu fiz em SLP foi uma menina chamada Natasha! Kkkkk) Beijos! Amo seu blog!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nossa Melissa, amei seu blog!!! Estou pesquisando sobre o México, pois estou buscando um novo desafio de trabalho. Morei na Flórida por quase dois anos e fazem 5 que regressei para o Brasil. Como é o mercado de trabalho aí? Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle! Temos muitos posts sobre o mercado de trabalho no México! Se nao achar resposta pras suas dúvidas, manda email pra mim: viviendoenelmexico@hotmail.com. Saludos!

      Excluir
  17. Olá Melissa, tudo bem?
    ótimas dicas para SLP.
    Acabei de vir pra o México, vou morar aqui em São Luis até Dezembro, meu esposo está terminando o doutorado dele, e eu vim colada hehehee...
    Então se tiver mais dicas sobre cursos rápidos e outas dicas do que uma mulher brasileira pode fazer aqui me passa. Não quero passar 4 meses dentro de casa né..kkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem? O Centro de Artes daqui oferece vários cursos de curta duracao. Belas Artes também, se informa aí e na Universidade Autonoma. Depende do que vc quer fazer :) Tem cursos de tudo por aqui...rs Bienvenida!

      Excluir