San Miguel de Allende, Pueblo Mágico, mesmo!

Hola! Que tal?


*google imagens, mas amei!

Vou começar esse post com uma pergunta: Qual a melhor cidade do mundo na sua opinião? Eu mesma responderia Londres, Paris, Florença, Amsterdan e todas do velho continente. Muito me surpreendeu saber que dentre as 10 melhores, das quais conheço 5, estava uma cidadezinha no México, a qual eu nunca tinha ouvido nem falar o nome: San Miguel de Allende. 
Só me convenci quando achei a matéria da CNN, onde eles disponibilizam a lista, confere AQUI. 
Fui me informar , logo que sou doida por conhecer lugares novos e achei várias coisas sobre a cidadezinha na net, juro, nunca soube da existência. Era lindinha, do jeito que eu gosto, valia pena a visita.
E como quando recebemos hóspedes em casa, sou submetida a coisas chatíssimas, como ir passear pelo México, logo conectei uma possível ida pra lá, com a chegada "de mi suegra". Fiz uma super programação e Dona Sogra, mal tinha pisado em solos astecas, enfiei ela no carro e fomos conhecer a tal cidade conhecida mundialmente (menos por mim....).
A cidadezinha fica no estado de Guanajuato, a mais ou menos 1 hora e meia da porta da minha casa. A única coisa que é super chata , e perigosa, é a rodovia pra lá. Segue o mesmo padrão: sem acostamento, buracos (canyons), carros caindo aos pedaços e eu, mode alerta sempre! Tenho que até tomar um dorflex depois de tão tensa que fico. Buy the way....
Chegamos cedinho na cidade, descartei dormir lá porque não compensaria pro meu propósito. Sogra chegaria no meio da tarde, cansada de uma longa viagem e .... os hotéis na cidadezinha, que tem o turismo como principal atividade, são bem caros. Uma noite em um dos hotéis , a maioria denominados Boutiques* (pesquisei porque não fazia a menor idéia do que era...)...

*Boutique hotel é muito semelhante ao conceito de Hotel de Charme, mas com uma ênfase maior nos elementos de arte, individualidade e interatividade.
Um boutique hotel deve ter poucos apartamentos, normalmente entre 5 e 50, mas uma completa infra-estrutura de lazer e serviços que só um hotel maior poderia oferecer, e ter grande individualidade.


... pode variar de 2500 a 8000 pesos (400 a mil e tantos reais...) a diária. Não gente, não tá sobrando pra me dar a esse luxo. "Ojalá"que um dia eu possa ficar uma semana toda. Os hotéis são uma atração a parte. E o que mais nos impressionou foi que por fora, são simples, na cor terracota que predomina e ornamentado com flores, mas , o interior deles... De deixar qualquer um de boca aberta.  Os detalhes ali , coloridos, que coisa linda! Se eu tivesse como, me hospedaria sim, se você tiver, se hospede!

Um pouquinho da história de San Miguel:

San Miguel foi uma importante parada na rota da prata, entre Zacatecas e a Cidade do México. Fundada no século XVI, por um monje franciscano Juan de San Miguel, teve seu nome a partir da junção com o sobrenome do herói da independência Ignácio Allende. Este, apesar de ter sido um dos principais tenentes do exército de Padre Hidalgo não desfrutou de um México independente da opressão espanhola (foi capturado e executado em uma das batalhas). Foi homenageado com o nome da cidade e se tornou um herói.
Enquanto a riqueza mineral diminuia, se firmava num lugar tranquilo e agradavel pra se viver. Cantinflas, um renomado ator mexicano, levou as belezas dessa cidade pro restante do México e do mundo, atraindo para lá estrelas do cinema e cantores. 
Depois da Segunda Guerra Mundial , e de em 1926 ter sido declarada como Monumento Nacional, passou a reviver suas atraçoes turisticas. Que ótimo para nós!


Eu adoro arquitetura, e depois que desci do carro, entendi o por quê de ser um "Pueblo Mágico". 
Não sei se vai dar pra eu explicar em palavras ou fotos, multipliquem tudo o que estou descrevendo por 10. 
Em San Miguel, é proibido letreiros luminosos e edificios modernos. Tudo tem um padrão. As cores das casas, são variações de terracota e suas janelas , em sua grande maioria, com flores e enfeites cuidadosamente arrumados. A arquitetura é colonial e mundialmente reconhecida.






Talvez pelo clima, pela arquitetura , não sei, mas grande parte da sua população é composta por expatriados americanos e canadenses, em sua maioria, aposentados buscando qualidade de vida. Até eu que sou mais boba.
Muitos barzinhos, restaurantes , ambiente super alegre, com suas bandeirolas coloridas nas ruas. Igrejas maravilhosas, de parar e tirar fotos de todos os angulos, vendedores ambulantes que são atrativos a parte, pois são o retrato do México mesmo, dos nativos. Tudo isso misturado com os jovens moderninhos e descolados, música, dança e cores, muitas cores... E aquelas lojinhas de artesanatos? Minha Nossa Senhora de Guadalupe! Haja mesadinha para mim.



Taí, a explicação pro meu amor a primeira visita.

Tudo que eu gosto reunido num lugar só. Faltou só o elenco de Friends no festival de cinema que estava tendo lá e um show do Bon Jovi pra terminar o dia. Aí Hebe, pode descer pra buscar que eu morro feliz! (Brincadeira Hebe, tem muita coisa pra eu fazer por aqui ainda...!)

Fizemos primeiro um tour pelas igrejas e cada uma tem seu encanto, óbviamente a mais impressionante é a catedral. Me lembrou muito Ouro Preto e Bruges na Bélgica, uma mistura da melhor parte dos dois. As ladeiras mineiras e seus paralelepipidos com as flores e o toque pitoresco de Bruges. Pronto é essa minha definição!






A Paróquia de San Miguel de Arcángel é o símbolo da cidade, data do final do século XVII. A fachada é de estilo neogótico, desenhado por Ceferino Gutiérrez.





E admirar o Templo de San Francisco então? De estilo churigueresco, nada mais que o barroco mexicano, extravagante de arquitetura e decoração, com pilastras enormes, torres e cupulas neoclassicas, atribuídas ao artista Francisco Tresguerras. E quando estávamos lá, conhecemos uma senhora vendedora de bonecas , que ela mesmo fazia. Pra mim foi a fotografia mais colorida e mexicana que eu poderia ter tirado. 





E a praça Cívica, com a estatua de Ignacio Allende e seu cavalo ( curiosidade: os heróis retratados com cavalos com 4 patas no chão, morreram de morte natural, as duas patas da frente empinadas, em combate, e uma, morreu de ferimentos após o combate.... ponto pra guia local do bondinho), sua fonte e o Templo de Nuestra Señora de la Salude, do final do sec. XVIII, que servia de capela pro Colégio de San Francisco de Sales. Dizem aqui se encontra o sino mas antigo da cidade. Estava tendo uma missa de primeira comunhão  e eu, cara de pau, quis tirar uma foto National Geographic, pedindo a autorização dos pais da modelinho, óbvio.






Vale muito, muito a pena, fazer o tour com o bondinho. A base dele fica atrás do Templo de San Fraancisco. Saí de 20 em 20 minutos e custa sabe quanto? 65 pesos, uns 12 reais. A guia que acompanhou a gente era uma simpatia, mostrou todos os pontos turisticos, pausadamente, com duas paradas, uma próximo ao parque local e outra no mirante. Deu pra ter uma super idéia da cidade e de toda sua história, super indico pra entrar no clima! A vista do mirante é incrível, de cair o queixo, da onde você todas as cupulas das igrejas e a Paróquia de San Miguel. Coisa mais linda! Sem contar os doces caseiros (aaaiiii que cocada é aquela....) das barraquinhas!!!




E do ladinho da Paróquia de San Miguel tem o Museo Casa de Allende. De uma arquitetura neoclassica, do século XVIII, contém uma interessante coleção da época da Independencia. O mais interessante, é no piso de cima, onde tem os comodos da casa , de Ignacio Allende, da época. Nesse prédio , Allende nasceu e cresceu.  Não tirei foto porque tem que pagar e eu nao estava com moedinhas, busquei no google essa foto...



Fiquei sabendo que em junho tem uma festa lá que chama Desfile de los Locos. Todos fantasiados e distribuindo doces pelas ruas, um sucesso. Santo Antonio é o patrono da festa. Tenho que me programar pro ano que vem participar...Super vontade!!! Pro dia dos Mortos estou cogitando voltar pra cá também, quero uma cidadezinha com bastante tradição!!! mas San Miguel que me aguarde , volto sim, e vou terminar de ver as coisas que deixei pra trás e subir e descer aquelas ladeiras... Tirando foto até da sombra!

imagens Google




Olha, se eu consegui passar um décimo do meu encantamento eu já estou satisfeita. Some comidinhas típicas, resturantizinhos impares, gente bonita e animada ....e a simpatia do Mexicano! Gente, vou morar um tempo lá.... quando ficar senhorinha! E carregar uma chave gigante como a que eu vi, uma americana carregar e sofrer pra tentar abrir a porta da sua casa. E me pergunto, como é que eu nunca tinha ouvido falar em San Miguel de Allende?

Uma pérola , pertinho da minha casa. Obrigada México!!!!











Share:

10 comentários

  1. escolhiste um belo passeio pra tu suegra =D hehehe é de verdade um charme essa cidadezinha, e sim teu post exemplificou bem cantinhos muito especiais dela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é linda essa cidadezinha? Me pergunto até hoje como é que nunca tinha ouvido falar!!! Gracias! Besitos, Mel.

      Excluir
  2. Nossa!!!!! São apenas 8.00 da manhã aqui e eu estou aqui babando,perto de casa ainda?Adorei tudo.Parabéns.Eliani vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, que sorte???? rs Se der saudades é só encarar uma horinha e pouco de carro....rs Beijos.

      Excluir
  3. Preciso me comunicar com você. Sério!!! Gostei imensamente do teu blog (li quase todos os posts!) e tenho remotos planos de viver no México por alguns meses junto com o namorado... E já estou quase de malas prontas para passar uma semana para me "aproximar" do local.
    Por favor, por favor: me passa teu emaiil *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal!!! Fico super contente! É essa a intenção....
      Segue email, melribe@gmail.com
      Besitos, gracias.

      Excluir
  4. Olá Melissa.
    parabéns pelo blog. Tenho pego muitas dicas aqui para compor minha primeira aventura com amigos no México.

    ResponderExcluir
  5. Post completo, me apaixonei pela cidade, realmente um pueblo mágico!!!

    ResponderExcluir
  6. Fotos encantadoras!! parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou querendo conhecer saindo da Cidade do México, que são 3 horas e meia de distância. Um dia consigo visitar a cidade? Ou vale a pena pernoitar?
    é frio aí em outubro?

    ResponderExcluir