Para todo mal MEZCAL, para todo bem, também! - Mezcaleria Los Amantes/DF

Sempre bebi bastante, e me orgulhava disso quando mais jovem.

Bebo bem menos hoje, mas bebo!
Não sou fã de bebidas destiladas...Meu negócio é a cervejinha mesmo! De vez em quando, geralmente nos dias frios, abro exceção pra um vinhozinho ou uma tequilinha.



Mezcal nunca tinha ouvido falar antes de me mudar pra cá. Sempre achei que todo mexicano acordava tomando tequila, mas hoje em dia, arrisco em dizer que conheço mais mexicano que toma mezcal. Mexicano e brasileiro. Porque amigos, tenho uma amiga por aqui que bebe Mezcal como eu tomo coca zero. E desconfio que essa seja a sua fonte de juventude... 



Nessa nossa última ida a Cidade do México, ela me fez prometer que iríamos em uma Mezcaleria, a maior do mundo mundial, mega especializada. Eu já tinha lido algo a respeito nas fanpages da vida e deixamos isso, como um programa obrigatório. Óbvio que eu iria só pra conhecer mesmo, não gosto! :(




 Mas vamos voltar um pouco, e definir o MEZCAL....

Mezcal ou mescal é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Segundo a Declaração de Proteção de Origem é produzido nos estados mexicanos de Guerrero, Durango, San Luis Potosí, Zacatecas e sobretudo Oaxaca. (wikipédia)

Pra mim o mais bizarro dessa bebida  é que algumas  marcas introduzem uma larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra. Já vi algumas com escorpião também.
E a mais importante regra é que o indivíduo que tomar o último gole da garrafa tem que comer o pequeno verme (larva) que se localiza no fundo da garrafa da bebida.  Dizem que ele se torna mais "macho", eu acho que foi , e é, uma tremenda jogada de marketing (#prontofalei)



Aí  você vai com seus amigos na balada, o amiguinho pede uma dose pra fazer graça e tirar foto do ato de comer o gusano, a esposa fica rindo, ele come, e ela não tira a foto....HAHAHA. Conclusão, lá vai ele comer outro.....rs (abraços Talita! ;)

O mezcal ainda se toma com laranja, tal como a tequila que muitas vezes recebe limão e sal como acompanhamento. O nome Mezcal significa planta cozida, pois a destilação vem através da planta fermentada, o que revela um aroma de defumação e um sabor amadeirado, de terra. Fico bêbada só de sentir o cheiro!







Voltando ao Bar....



O Bar fica no DF, no antigo prédio da Hard Rock Café.  Vale a visita mesmo pra quem não curte mezcal! É uma graça o lugar! Como fomos numa segunda feira, não tinha ninguém. Eu adorei porque pude tirar foto de tudo, enquanto minha amiga parecia "pinto no lixo." 



Ela como conhecedora, disse que estão muito bons os mezcales... Mas preparem-se pra pagar bastante pelas doses.... Uma dose das boas, girava entre 200/300 pesos. Sim! UMA dose. Eu passei , obrigada....E sim, lá vende cerveja.... Ufa! Você pode dar um de espertinho e antes de optar pela dose, pedir pra provar, e óbvio, ser simpática! ;)




Localizada em  Polanco (Campos Elíseos 290) , Cidade do México, Mezcalería Los Amantes promete se tornar no novo ponto de reunião para os amantes do mezcal  (contam com mais de 250 opções) e da comida oaxaqueña (especialidade). Mas tem saladinhas e o kit básico mexicano por lá também.... 




Vale a pena? Vale, gostei.
To ganhando pra fazer propaganda? Não, não estou :)

E lembrem-se....

 
Si el Mezcal te pone loco bebe otro poco.

El Mezcal no te crea ni te destruye solo te transforma!


Saludos.

Share:

1 comentários

  1. Mel, to com planos pra ir morar no México, minha única e maior preocupação é minha faculdade que pretendo começar ano que vem... Você poderia me informar quanto custa uma faculdade aí ? Engenharia Civil !

    ResponderExcluir