Agora sim.... Guanajuato e todas suas cores!

Ultimo post referente as férias de verão! Já voltei a rotina agora, cansada, falida e gorda....rs Mas cheia de histórias pra contar e muitos lugares lindos que eu conheci.
E eu posso considerar que conheci agora Guanajuato, porque, apesar de já ter ido e ter contado muitas coisas pra vocês nesse POST (vamos recordar)?, eu fui com a guia tabajara. Então cheguei a conclusão de que perdi muita coisa e com pena da minha família que deixou de conhecer lugares lindíssimos dessa cidade tão, mas tão linda. Eu ainda vou voltar muitas vezes pra lá e tenho certeza que cada uma delas será diferente.. Já até agendei a próxima, no dia dos mortos. Adoro morar pertinho!

Então não vou contar de novo a história da cidade, vou focar nos pontos que eu descobri que existiam nessa minha ida, que foi muito, mais muito mais proveitosa que a outra. Me dei conta que nem a praça principal da cidade a "guia" tinha me apresentado. Fiquei tão P da vida, que mandei um whatsapp com palavras feias a ela , que achou que eu fosse uma tonta, inútil.

A gente andou a cidade de cima a baixo, lembrando amiguinhos, que é um morro atrás do outro. E tava calor. Mas cada pedaço da cidade é digna de foto, de parar, de observar. Achei até ela bem mais linda dessa vez. Como era segunda feira , os museus estavam fechados, então focamos em outras coisas. E tem coisa viu? E a guia fala viu? (reclama, reclama de tudo, quando fala, quando não fala....kkkk ).

1 - Alhóndiga de Granaditas

Foi construído como Monumento Histórico, no ínicio da Guerra de Independência do México. Alhódiga significa "armazém de grãos", ou mercado, nada mais justo já que esse edifício guardava grande parte da comida da cidade. Porém, todavia , entretanto...rs....  foi usado como um forte pelos espanhóis , para não se renderem  as tropas comandadas por Miguel Hidalgo (não adiantou muito porque eles caíram nas mãos dos insurgentes...). A porta era de madeira, e numa das batalhas pegou fogo e as tropas inimigas aniquilaram todos que ali estavam... Ambientinho pesado viu? rs
A fachada dele é bem sóbria, formando uma grande caixa retangular, e , tem uma historinha bem leve...rs Em outubro de  1811, alguns lideres foram assassinados e decapitados. A cabeça de quatro deles, dentre eles, Hidalgo, ficou pendurada até março de 1821, como um avisozinho (light)  a todos os que fossem contra os espanhóis ,o que poderia acontecer a eles.  Mas hoje, ufa, é um museu, e as cabeças foram transportados a Cidade do Mexico....





2 - Templo e Praça de São Roque.

Foi um dos lugarzinhos mais pitorescos que eu achei por lá, uma graça... Escondido no meio dos callejons, remete um pouco a Sevilha. A construção é de  1726 e a fachada é do estilo barroco sóbrio. Na pracinha lindinha da frente que deu inicio as Festividades Cervantinas (todo tipo de arte e literatura), muito famosas por aqui. Miguel de Cervantes, o pai do Dom Quixote, da nome a um grande festival por aqui, super famoso (desde 1972). Vem gente do mundo todo e pra participar e ficar por lá, tem que fazer reserva com muita antecedencia.






3 - Prédio da Universidade de Guanajuato

A maior do estado de Guanajuato, com mais ou menos 130 cursos e do bacharelado ao doutorado. Criada em 1732, como colégio, só passou a atual universidade , em 1945. Ampliou seu alcance para mais cidades no estado, e atualmente possui unidades acadêmicas e de extensão universitária em mais de 10 municípios.
O reitor Antonio Torres Gómez criou em 1950 a Orquestra Sinfonica , a Universidade e a escola de arte dramática, esta última, constituía uma base fundamental para o desenvolvimento artístico que caracteriza a instituição a nível nacional e internacional, com a realização do Cervantino , comparado ao Festival Internacional de Cervantes.
O prédio por si só é um show, e dentro podemos encontrar museus, mostras de arte temporárias e uma capela.





4- Templo de La Compañía

O prédio por si só é um show, e dentro podemos encontrar museus, mostras de arte temporárias e uma capela. Foi meio sinistro porque quando chegamos lá havia um funeral e o Sr. morto tava exposto. Nada a declarar, não gosto. Interessante foi que eles deram duas voltas na igreja com o tal Sr. Será que é comum? Pesquisei mas não obtive resposta...se alguém souber!
Um dos príncipais centros Jesuítas da Nova Espanha (primeiro nome do México) é é o puro estilo churrigueresco (lembram? barroco mexicano?). Sua cúpula tem estilo neoclassico que data da segunda metade do sec. XIX (a primeira desmoronou em 1808 ...). A fachada é inteira feita de cantera rosa, a mesma pedra de Zacatecas, com muitas imagens de santos. Como muitas das igrejas , seu barroco original deu lugar a altares neoclassicos.




5 - Plaza del Baratillo 

A fonte é um símbolo da cidade, anteriormente ela esta situada na Plaza de La Paz.
Cercada de muitas construções fofas, coloridas e floridas, tipicamente coloniais, ela exibe com certa notoriedade essa fonte de bronze de estilo Florentino, e um pedestal  sustentado por 4 peixes. É linda... De ficar tirando foto sem parar.
O nome verdadeiro da Plaza é Plaza Joaquín Gonzaléz y Gonzaléz, mas é conhecida como Baratillo porque, durante a época colonial se vendiam flores, verduras e frutas a preço econômico... Ainda tem barraquinhas lindas de flores...Pra enfeitar ainda mais...






6 - Teatro Juarez

Esse foi o ponto de maior vontade de matar a aspirante a guia. Como essa profissional não me apresenta a um dos pontos mais famosos da cidade, famosos e lindos! Mato aquela pessoa!
É o teatro mais famoso do Mexico e já adianto que foi feito pelo mesmo arquiteto que fez o teatro daqui de San Luis Potosi.
Foi inaugurado em 1903, por General Porfirio Diaz, é o principal centro de manifestaçoes artisticas de Guanajuato.
Sua fachada é de estilo dórico romano, e seu interior de Art Nouveou. Lindo de morrer. (mae, volte ao Mexico, pra gente dar uma surra na BM!rs) . Pra ajudar fica no Jardín de La Union, fofo demais, cheio de restaurantezinhos lindos , artistas expondo seus quadros, globos e um ar incrivel de Europa de novo...





7 - Templo de San Diego

Uma igrejinha lindinha, do lado do Teatro Juárez, que só deixa mais linda ainda a composição da paisagem. A contrução se deve aos freis franciscanos, e na fachada, mais uma vez detalhes em cantera rosa.  Mas essa construção de hoje de nada lembra a original, e devido as diversas inundações que sofreu a cidade , foi necessario se reerguer varias vezes. De frente a igreja , saem as estudiantinas, um passeio musical pela cidade, muito famoso.
Artistas expões quadros lindos em frente a igreja, da vontade de comprar todos....rs



8 - Dica do Mirante

Eu já postei sobre o mirante, mas de um detalhe eu não sabia, que existe um bondinho que leva a gente até lá. E vale super a pena ir de bondinho, porque você tem uma das vistas mais bonitas de toda a cidade. Pra completar quando você chega em cima do cerro, você passa por várias lojinhas de artesanias....
Pra pegar o bondinho é só ir atrás da Igreja de San Diego....





9 - Templo de San Francisco

Outro edifício lindo de Cantera Rosa, pertinho do Teatro. Construído em 1728, pelos freis franciscanos, antes era um hospício. Fica pertinho do Museu de Don Quijote, que infelizmente estava fechado.


10 - Plaza Mayor e Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato

Dizem ser o ponto de partida pra se recorrer a cidade. Uma pracinha encantadora com um estatua de bronze, o Monumento a la Paz. E atrás, a Basílica. Um composé perfeito. Pra ficar sentada, tomando un helado (sorvete) e se perguntando o por quê de você nunca ter ouvido falar de Guanajuato antes de mudar pro México.
Aqui em 1858, Benito Juarez declarou a cidade como capital da República.
A igreja foi construída de 1671 a 1696. Sua fachada é de barroco manierista , e dentro a gente ve a imagem da Santa Padroeira da cidade.
Rendeu muitas fotos, de todos os angulos...Muitas lojinhas em volta com aquelas coisinhas lindas, dignas de México.







11 - Palacio Legislativo

Contrução do século XIX, inaugurado em 1903 pelo general Porfírio Diaz. A fachada é de estilo neoclassico e o interior todinho influenciado por Art Nouveau. Lindissimo! Descobri mais uma paixão: a Art Nouveau.





E pra terminar mais esse dia nessa cidade linda, e que mora no meu coração:

11 - Mercado Hidalgo

Amo mercado de cidade, gosto mesmo, acho que retrata bem o lado não turistico.
E aqui não foi diferente.
Nessa construção de 1910m foi inaugurado pelo presidente Porfírio Diaz. Fachada de cantera rosa (ah vá.....) , no seu interior você pode conseguir doces, roupas, animais, carnes, artesanias....misturado com pessoas, sabores, cheiros....de tudo!




E foi assim que terminou minhas férias de verão. Amei, adorei, e já estou de olho na próxima ponte pra continuar desbravando o México, que tanto adoro!

Pobre, cansada , mais feliz demais da conta!

Isso não me tirar a vontade de socar a cara da primeira guia, pobresitos dos meus pais e da minha irmã....

Besitos.
ps: To boa nas fotos hein???
 ;)





Share:

18 comentários

  1. A senhorinha me fez parecer que eu estivesse num cenário de novela mexicana,adorei o teatro e a ultima Igreja as imagens do interior são dívinas,as fotos estão muito lindas.Nem uma Agencia de Turismo não te descobriu ainda? Como sempre você arrasando.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guanajuato é uma cidade incrível Eliani! Não precisa nem de muito talento pras fotos ficarem legais! rs Obrigada pelo apoio de sempre! E faça sua poupança pra vir conhecer pessoalmente. :) Mel.

      Excluir
  2. Morei em Guanajuato... cidade maravilhosa!!! Foi bom ver suas fotos e relembrar momentos que passei nesta incrível cidade! Faltou fotos del Pipila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Eu sou apaixonada por Guanajuato. As fotos do Pípila estão no primeiro post, da primeira vez que fui! Amei! :) Besitos, Mel.

      Excluir
  3. Que cidade linda ! Já decidi ,só vou comprar passagem de ida ! kkkkkkk
    Beijos Mel =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, só de ida então? Ok! É linda mesmo, eu tenho um carinho especial! Beijos

      Excluir
  4. Nossa se eu ja estava com planos agora mesmo ta tudo combinado haha.
    Brincadeiras a parte, estou indo em novembro de mala e cuia, e não sabe como me ajuda saber a opinião de brazucas que estão aí, prova de que meu maior sonho(morar aí) , não é tão maluco assim.
    Muito grato de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já tem vontade antes de vir, com certeza não vai querer voltar! Eu não quero mais!!! rs Se eu puder te ajudar em alguma coisa, estoy aqui! Gracias... Mel.

      Excluir
  5. Estou indo pro Mexico amanha, de ferias, pra realizar um antigo sonho. Por isso, nos ultimos tempos tenho pesquisado em muitos sites e lido muitos blogs pra planejar minha viagem.

    E eis que agora, ja na vespera de minha viagem, encontrei seu blog, e vou te falar que é o melhor de todos que li.

    Vc escreve bem, com muito humor, e sempre com muitas informacoes valiosas. E o principal, seu blog é cheio de paixao pelo Mexico.

    Uma delicia ler seu blog, parabens!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc voltou e deu uma segunda chance pra cidade! ela é incrível! Muito bacana! eu ia adorar conhecer!
    Que fofura essa região da Basílica!

    ResponderExcluir
  7. Apenas digo que: Desejei com força! Lindas fotos, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Quantos lugares lindos, só não sei repetir os nomes de novo, rsrsr. Amei as cores e a limpeza da cidade aqui no post, agora só me falta ir lá conferir.

    ResponderExcluir
  9. Melissa! Que colores! Que lugar lindo, gente!!! Sempre que passo aqui pelo seu blog, tenho cada vez mais certeza que pre-ci-so ir ao México!!!

    ResponderExcluir
  10. Melissa, estou pensando em ir pra o México e seu blog tem muuuuuuuitas informações. Muito legal!
    Se for, ficarei em Celaya. Você já esteve lá?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Carol! Eu nao conheco Celaya, mas meu marido sempre esta por la por conta da empresa, se precisar saber de algo, pode perguntar! Saludos! :)

      Excluir
  11. Estou indo para o México em out/16 e está cidade já está no meu roteiro. Li muito a respeito dos lugares pelo quais irei passar.Mas vc ganha de 10 a zero... fiquei muito feliz de "encontrar" este Blog antes de viajar, irei devora-lo e te encher de perguntas...rsrs com certeza minha viagem e minhas fotos ficarão muito melhores, graças a vc ... Muito obrigado!!bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Isabel, que bacana, fico muito contente que o Blog esteja te ajudando! Conte comigo pro que precisar de informacao!!! Saludos! Bjs.

      Excluir