Continuando com Vallarta - Isla Marieta.

Promessa é dívida.

Se vocês leram o post de Vallarta, vão saber que eu não fiz muita coisa além de desfrutar do resort, da praia, da comida, enfim, da vida boa!
Mas , tenho amigos que andam muito por aí, e não poderia falar de Vallarta sem falar da Isla Marieta. A Solzinha, minha amiga e colaboradora do blog, conta pra gente como foi a experiência dela.
E eu, esperta que sou, tenho um motivo pra convencer o maridin a voltar.

ps: Já vou dando o crédito das fotos aéreas pro google, porque a equipe ainda não dispõe de helicóptero, e esse ângulo tem que ser mostrado gente, pra vocês entenderem a magnitude da coisa. As outras são da sol mesmo, que levou a máquina através de uma bolsa plástica e sua caixa de isopor, tecnologia de ponta. :)

Conhecendo a famosa Isla Marieta…

Conhecer a Isla Marieta e principalmente a famosa Praia Escondida sempre foi o meu “sonho de consumo”, parecia surreal essa praia dentro de uma caverna com um buraco no teto...
E eis, que somos convidados por um casal de amigos super queridos ao casamento deles em Vallarta e mais uma união: “pimenta-feijoada”! Eba! Acompanhar aos amigos em uma data tão importante como essa, em um lugar paradisíaco com a oportunidade de conhecer a tão sonhada Ilha Marieta, não tem preço!

Então vamos ao passeio...

Para quem não conhece ainda, a Isla Marieta (Ilha Marietas) ou Islas Tres Marietas é um grupo de ilhas desabitadas na Bahia das Banderas (Oceano Pacífico) no estado de Nayarit, a 39 quilômetros de Puerto Vallarta.
É um importante lugar de reprodução, refúgio e trânsito de muitas aves migratórias e residentes, continentais e marinhas, entre elas o famoso pássaro bobo de patas azuis. É um destino muito conhecido e muito visitado principalmente por estrangeiros e a sua principal atração é a conhecida: Playa Escondida ou Praia do Amor

Esta célebre praia está dentro de uma espécie de cratera rodeada por um muro de pedra vulcânica impressionante e seu acesso é através de um túnel submarino sendo que a sua entrada só é possível mergulhando ou nadando, com a maré baixa.

A origem desse formato incomum de praia foi causada por um impacto acidental de uma bomba durante testes militares no século passado, mas existem controvérsias sobre esta origem.

O passeio pode ser feito de várias maneiras, depende do “gosto do freguês”. Se estiver em grupo e tiver um dia inteiro livre, o passeio pode ser feito em um barco grande (catamarã), com direito a alimentação (café da manhã, almoço e open bar), também está incluído o equipamento de snorkel, caiaques e pés de pato. Este passeio geralmente começa às 9 da manhã, saindo do porto de Puerto Vallarta (boa opção se você não estiver de carro). O preço desse passeio sai em torno de 70 dólares. Além disso, é obrigatório o pagamento de uma taxa adicional de 25 pesos relativo a um imposto cobrado, por ser área ambiental protegida.

No meu caso, não tinha muito tempo livre e nos trasladamos em carro de Puerto Vallarta até Punta Mita, que fica a aproximadamente há uns 40 quilômetros.
Chegamos a Punta Mita e fomos até a Cooperativa dos Pescadores, tem uma plaquinha e as pessoas te explicam onde fica. O passeio lá é em um barco normal, que cabem umas seis pessoas com o piloto e um guia turístico. O valor total deste passeio foi de $ 1.600 pesos e no nosso caso ficou em $ 700.00 pesos por casal. Se você tiver sorte que tenha mais gente esperando para sair, esse valor é dividido pelo número de tripulantes e fica mais econômico. No nosso caso, já tinha um casal esperando e como eles fizeram um bom preço, fomos só os quatro mesmo. É bom pechinchar!

Saímos de Punta de Mita e depois de uns 15 minutos de trajeto o piloto parou para que pudéssemos ver as baleias. Demais! Experiência super recomendada! Apesar de que não estava incluído no pacote, foi uma grata surpresa.

Depois disso seguimos para Ilha e chegando muito próximos a ela, nos colocaram o colete salva vidas amarrado na cintura e “bora” pular no mar! São uns 15 minutos nadando, mais ou menos do barco até a entrada da ilha.

Confesso que fiquei com medo, a maré estava forte e é um pouco cansativo nadar até lá, mas vale à pena! Não se assustem, a nossa companheira de passeio, uma colombiana, não sabia nadar e entrou de boa, com a ajuda do guia.  Eu estava em pânico e ela super tranqüila!

Bom, depois que você nada um pouco, fortalece os braços e pernas, vem a parte da entrada na praia que para mim foi meio crítica, alertando que eu não sou uma boa referência já que sou claustrofóbica....mas se eu pude, qualquer um pode!
A entrada é um túnel de pedras e a única forma de entrar é mergulhando ou  nadando se a maré estiver baixa.  Tem que esperar o momento certo e se jogar! Mas fiquem tranqüilos porque a passagem é super rápida e os guias te ajudam.

Depois que você entra na ilha, show! É lindo e qualquer perrengue vale a pena! Visual incrível!

Ficamos lá aproximadamente uma meia hora e depois nos preparamos para sair. Com a boa notícia que sair é mais fácil porque a maré ajuda..Ufa! Aí é só encarar a “nadada” de novo até o barco e pronto! Missão cumprida!

Saindo daí, continuamos com o passeio de barco e o piloto nos levou para ver os pássaros bobos de pata azul e depois outra praia que tem uma ponte de pedra lindíssima e até entraram com o barco para a gente tirar fotos!
O passeio completo dura em torno de umas 2 horas e é encantador! Se estiverem em Nayarit, não percam esta experiência, Islas Marietas é um passeio imperdível! Satisfação garantida e para mim um sonho realizado!

Agora, vamos nós, atrás dos nossos sonhos!

Escrito por minha amiga:

"Solange, batizada de Sol no México e Sô ou Sôla para os que me conhecem profundamente no Brasil...mãe apaixonada pelo gato (felino) mais lindo do mundo: Sasha! Adoro o verde, adoro árvores, animais e pessoas educadas e gentis. Sou orgulhosamente brasileira casada com um lindo mexicano. México é a minha segunda terra e também é o meu mundo colorido!"