Pueblo Mágico: Tequisquiapan, Querétaro.


Eu andava sem vontade de escrever nada, por isso andei sumida. Nunca fui de forçar barra, então respeitei meu tempo. A vontade voltou depois que conheci Tequisquiapan (e quem me segue nas minhas redes sociais, teve certeza de que eu adorei! Entupi todas com fotos lindas!).



Andava ¨borocoxo¨ , sem muitas vontades, e meu marido deve ter percebido essa minha mudança de 220 V pra 10 V e  resolveu agir. Tantos anos juntos dá a vantagem dele saber exatamente o que eu gosto de fazer. Fui surpreendida um dia antes do Dia das Mães, quando ele me contou que a empresa não trabalharia e era pra eu carregar minha máquina fotográfica e teríamos um dia diferente. E eu , ajeitei com a vizinha pra ela ficar com a Helo (santas vizinhas mexicanas!) e me preparei.

Onde ele me levou? TEQUISQUIAPAN.






Tequisquiapan é uma cidade mexicana, situada no estado de Querétaro. Foi fundada em 1551, e está localizada 20 km² ao norte das cidades de San Juan del Río e a 60 km² a oeste de Santiago de Querétaro, capital do estado.
Tequisquiapan em termo mexicano quer dizer “terra baixa tequexquitosa”, onde tem nitrato abundante na região e que é visível na luz, e terra baixa por conta do solo de Tequisquiapan abundam e muitos lugares do seu centro, fora dele e em suas margens tem esta materia, dai vem o nome de “Tequisquiapan”. (wiki)

Como já contei pra voces, tem poucas coisas aqui perto que ainda nao conheci, Tequis era uma delas. Mas confesso que nao tinha boas referencias do lugar, entao, acabava sempre adiando a minha ida. Foi aí  que, sem expectativa nenhuma, apenas com minha máquina a postos e feliz em estar vivendo um dia diferente da minha rotina, FUI SURPREENDIDA POSITIVAMENTE.

Tequisquiapan, antes mesmo de ser considerado Pueblo Mágico (Clica aqui!), já era um destino turístico super famoso no México. Bom clima, proximidade de grandes cidades (fica a mais ou menos 3 horas de San Luis Potosí) e da Cidade do México.

Tem casinhas coloridas com portas lindíssimas? TEM.




Tem primaveras (flores) por toda a cidade? TEM.






Tem hotéis e restaurantes incríveis? TEM.




Achei Tequis, um pueblo saído dos livros! Super limpo, organizado e bem bonito de ser ver! É claro que tem o combo cidades mexicana: pracinha (a Plaza Miguel Hidalgo), coreto (datado do séc. 19), igreja (Parroquia de Santa María de la Asunción, maravilhoso edificio de estilo neoclássico construido en 1874.) , todas em cantera rosa.






A praça, outra vez me lembrou a Espanha: um quadrado fechado por lojinhas e restaurantes bem organizados , com arcos em sua arquitetura e  saídas por ruazinhas nos 4 angulos. Uma versao miniatura da Plaza Mayor, em Madrid.





Pra quem gosta de fotografar como eu, tem uma rua chamada Guillermo Prieto é puro amor!!!! E nas que cruzam esta rua principal, existem segredos guardados: cantinhos lindos e papel picado! Decorando tudo lindamente. Eu tive a sorte da cidade estar vazia, por ser uma quarta feira e tive o cenário basicamente só pra mim!







O que tem pra fazer por lá ainda? Eu JURO pra voces que irei voltar e fazer cada um desses itens que vou listar :

* Rotas de Queijo e Vinho (sao inúmeras ofertas!), inclusive o pueblo tem sua ¨Feria Nacional del Queso y Vino!¨ - Destaque pras vinícolas Freixenet!
* Museu do Queijo e Vinho
* Passeio de Balão!
* Hospedar-se em um dos lindíssimos hotéis boutiques (com preços bastante acessíveis!)
* Levar os filhos em um dos Parques Aquáticos que a região oferece.
* Visitar as Minas de Ópalo (pedra usada para fazer vários enfeites e objetos de uso cotidiano)
* Spas com águas termais.

Tá bom pra vocês? Porque pra mim já está excelente! :)


Dica de Restaurante:


Eu sou adepta ao TripAdvisor sempre, mas dessa vez, resolvi perguntar pra uma mocinha da loja ¡ Ay Guey! e ela acertou : La Valentina.

O restaurante fica bem na praça principal e é do jeito que eu gosto: ¨pintoresco¨. Lindo demais! (notei que a maioria dos bons restaurantes fazem parte de Hotéis Boutiques, já são combos). A decór é linda, super bom gosto, os garçons super atenciosos e o cardápio agrada a todos (aliás, achei barato!)

O que eu indico pra vocês?  ¨Crepa de camarones y pescado con salsa de cilantro¨. Eu que nem gosto de coentro, literalmente lambi o prato. É, literalmente, escondida, com pãozinho....rs









E depois, sobremesa, optamos por sorvetinho na praça clássico mesmo, combina né? rs.





Eu me apaixonei pela cidade, voltarei com certeza. E achei o máximo a atitude do meu marido.... Acho que deu um brilho especial pra minha tarde. :) (acho que vou viajar mais sozinha pra ele fazer isso mais vezes....rs).


E pra eu ser feliz, o que eu preciso? Uma máquina fotográfica e um lugar novo pra eu conhecer.








ps: Nem tudo foram flores, na volta do passeio, tudo que poderia acontecer de ruim aconteceu: chuva, alagamento, congestionamento, batidas, caminhões tombados, transportes de tanques gigantes...T U D O! Até chuva de granizo a gente pegou. Tirando o medo natural, nem liguei, porque estava muito , muito feliz! Mas em qualquer dia normal, eu estaria xingando horrores as condições das estradas desse país. Affff! Nada a declarar.








Saludos amigos! Visitem TEQUIS!













Share:

6 comentários

  1. que lindo, lembrei muito de Colônia do Sacramento. Lindo lugar. Um dia irei ao México.

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ser surpreendida positivamente. E que sorte essa vizinha maravilhosa! Eu amei essa cidade, toda colorida de bouganville. Minha flor favorita.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha escutado falar na cidade mas achei bem charmosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico aqui sofrendo de vontade!!! kkkk
    Eu amo cidadezinhas coloridas, por isso tenho certeza que iria me empolgar, como você, pelos Pueblos! Amei, Mel! E que bom que a vontade de escrever te pegou de novo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Lindinha, que bom que você se empolgou novamente. Seus textos são ótimos,alegres e engraçados.Mas você tem todo direito de ficar desanimada de vez em quando. Cidade lindinha !!!! Amo o México,estou doida para conhecer cada cidade dessas que vc tanto fala. beijos mil

    ResponderExcluir
  6. linda como sonho em conhecer o Mexico

    ResponderExcluir