XOCHIMILCO: A Veneza Mexicana

Pensando em vocês, no site, em crescer e evoluir, teremos muitas pessoas bacanas postando textos no Blog, contando suas experiências e seus pontos de vista. Afinal, quanto mais conteúdo melhor. Esse é o primeiro e está bem legal! Bora ler? Mel.


Olá, é a primeira vez que escrevo para o blog da Melissa, estou feliz pela oportunidade e escolhi um dos muitos pontos turísticos que visitei na Cidade do México, talvez um dos meus prediletos e mais bonitos e encantadores!  

E aqui vai mais um ponto turístico no México obrigatório na lista do viajante. 


Foto Google Images


 O Xochimilco, esse nome que até tenho dificuldade em pronunciar é uma delegação que fica no sul do Distrito Federal mexicano. Assim como os outros dias, acordei bem cedo porque tinha que pegar metrô, isso mesmo, METRÔ, meu objetivo na viagem foi chegar a todos os lugares a pé ou de metrô, eu queria era “turistar” mesmo, andar pelos quatros cantos, sentir a cidade, as pessoas, taxi só do aeroposto para o hotel e do hotel para o aeroporto. Se metro é seguro? Isso será pauta para a próxima matéria quem sabe. 

Foto site Xochimilco


Bom voltando a nossa Veneza Mexicana, assim conhecida por conter uma extensa rede de canais do que restou do antigo lago Xochimilco com lindas trajineras” multicolores, barcos que contém um nome na frente, eu não lembro o nome do meu, estava tão eufórica para subir nele, minhas amigas já estavam lá, e eu no maior drama com medo de cair. Não sei exatamente se todos os pontos são assim, mas o que eu fui você tem que saltar vários barcos até chegar ao seu o que para mim já foi divertido. 






Um pouquinho de história  


O Xochimilco é território da antiga civilização Asteca, o local é formado por terras flutuantes chamadas “chinampas”. Hoje o lago é repleto de milhares de trajineras guiadas pelos próprios habitantes do lugar, muitos ainda indígenas com sua cultura conservada e presente.  





Como chega lá? 


Eu diria que não é difícil chegar lá, desde que você tenha disposição e paciência. Então acordei cedo, fazia 10 graus apesar de ser verão, como ficamos na delegação Cuauhtémoc, em “La Reforma”, do nosso hotel, caminhamos até o metrô mais próximo que era a Estação Insurgente (esse é o primeiro passo para aprender andar no Distrito, saber sua localização), de lá pegamos um metrô que nós levou a Pino Suárez, onde descemos no sentido Tasqueña e pegamos um “Trem Ligero” que segundo minhas amigas de “ligero no hay nada”. Eu nem notei a velocidade só sentia que o clima ia esquentando, acho que fazia uns 34 graus quando chegamos lá, apenas a 20 quilômetros do DF e ocorreu essa mudança brusca de temperatura.  



E vocês devem está se perguntando, e como vocês sabiam que metrô tinha que pegar? Simples, “Quem tem boca vai a Roma” no nosso caso a Xochimilco, nas próprias estações você pode pedir informação até mesmo no momento de comprar as passagens, que custaram apenas 5 pesos o metro e 7 pesos o trem. Também pode informa-se nas “taquillas” (catracas) fica a policia, eles são os melhores guias. 

Para os que preferem não se aventurar no metrô, as informações que consegui no hotel foi que um táxi saindo do centro da cidade até o Xochimilco custa entre 200 e 250 pesos. Não é caro, principalmente se você estiver com amigos. A minha escolha de ir de metrô foi justamente pela simples intenção de ter a sensação de ser uma mochileira desbravando o México. E também deixo claro que os valores podem variar de acordo com o período de visita e do ponto que você escolher, como me deixei guiar pelas setas e por informações dadas pelo nativos o primeiro que avistei foi o escolhido, o local era seguro e o ambiente agradável. 




Quando descemos em Xochimilco, fazia calor, acho que já falei isso, calor dos brabos, é que eu não tinha sentido essa sensação térmica nem aqui no Nordeste. O local é cheio de setas apontando na direção do lago é só segui-las e sempre tem algum mexicano muito simpático dizendo “hola, buenos días, sean bien venidas, sigan por aquí. 


O passeio  


O tempo do passeio vai de 30 minutos a duas horas, o valor é cobrado por barco e não por pessoa, como estávamos apenas em três eu e mais duas amigas resolvemos pelo passeio mais curto o de 30 minutos, o valores depende muito do ponto que você escolheu, mas pode custar entre 300 a 1500 pesos. Ainda tem a “propina” 50 pesos para o senhor que vai conduzindo o barco e contando algumas anedotas sobre o local, isso também vai depende do barco. Propina é a famosa gorjeta e varia de barco para barco. Parece pouco trinta minutos e de fato é, no entanto podemos aproveitar do melhor que oferece o local. Tem barcos com Mariachis que cantam para você por apenas 100 pesos, e outros barcos que passam bem pertinho oferecendo comidas e bebidas típicas. É tudo muito lindo e bem organizado. Para quem gosta de muita gente, de festa, de agitação os melhores dias são os finais de semana, a procura é maior, durante a semana é mais calmo o que não deixa de ser divertido, você consegue visualizar melhor a paisagem. 

O melhor momento foi realmente o de escutar os Mariachis cantando, minha amiga Érika pediu a sua música predileta “Se nos dejan”, eu fiquei filmando e por alguns minutos me sentir em uma novela mexicana quando aparecem os atores em seus barquinhos coloridos flutuando e cantando uma música ranchera” das boas. Que lugar divino! É igualzinho como nas novelas! 








Isso foi um pouco do que vivi em Xochimilco, um pouco da minha experiência, que pretendo repetir muitas vezes até captar a essência da cultura mexicana. Xochimilco é uma parte que reflete o que o México tem de melhor, é o local onde você se sente mais próximo da cultura.  

Todas as informações dadas aqui foram as que eu pude anotar durante o meu passeio entre os meses de junho e julho de 2015. 

Valores 

Metrô: 5 pesos 
Trem: 7 pesos 
Taxi: 200 a 250 pesos 
Passeio: entre 300 e 1500 pesos  
Propina (gorjeta): 50 pesos  
Mariachis: 100 pesos por música 

Conversor de valores: http://www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp 



Colaboradora:



Kizzy Farias Fonseca 27 ANOS de ARACAJU SERGIPE (SERGIPANA), formada em  DIREITO E LETRAS PORTUGUÊS ESPANHOL 

"Minha atual ocupação é a de aluna pesquisadora na área de sociolinguística e políticas linguísticas na Universidade Federal de Sergipe. Daí a vontade de escrever, amo ler, passo o dia todo lendo, produzindo artigos.  
Em relação a minha vida pessoal, amo minha família, a tenho como base, principalmente minha mãe que me ajuda incondicionalmente em todos os meus projetos, no momento moro sozinha longe da família, mas estamos sempre em total conexão. Relacionamento? as vezes envolvida com um mexicano que conheci em 2011, as vezes solteira, as vezes envolvida de novo, as vezes esperançosa.  
Desde pequena tenho uma admiração pelo México, meu pai contava histórias sobre o país, enquanto eu assistia os chaves e as novelas mexicanas, aos 15 anos comecei a estudar a língua. Somente esse ano dei inicio ao meu projeto de conhecer os quatros cantos do país, em janeiro fiz uma primeira viagem ao Chile para treinar meu espanhol e por fim em junho fiz minha primeira e tão sonhada viagem ao DF, ano que vem pretendo conhecer a parte caribenha. 
Minhas paixões: México, viajar, fazer amizades, dançar, cantar (no chuveiro). 
Em relação ao futuro, tenho vontade de passar uma boa temporada desbravando minuciosamente cada canto desse país, viver o México, respirar essa cultura, tomar tequila, porque, pasme eu não tomei tequila. "

Share:

7 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada, senti a necessidade de falar sobre essa parte do México tão peculiar e encantador, e a Melissa me deu a oportunidade.

      Excluir
  2. Super legal. Também adoro Xochimilco. Vale lembrar que na página da Delegação de Xochimilco há informações sobre o valor "tabelado" dos passeios em trajineras. Quando a gente é turista, o pessoal abusa da gente mesmo. Na verdade custa 350 pesos por hora (não é por pessoa, e muitos cobram por pessoa). http://www.xochimilco.df.gob.mx/costos.html. Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a matéria! Estou sempre por aqui no blog, quero conhecer a cidade do México e passei a querer mais ainda depois de tudo que li por aqui... Continuem falando dessa cidade e desse povo lindo! Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E conte pra gente quando vier pra cá! Suerte! Besitos.

      Excluir
  4. Olá vc sabe o contato de alguém no México que possa me vender ovos desses galos?

    ResponderExcluir