Uma paulistana em SINALOA CULIACÁN – PARTE 1



Olá, sou Kizzy, já escrevi para o blog e estou aqui mais uma vez para falar um pouco do nosso México. 

Me lembro que a primeira amizade mexicana via redes sociais, na época Orkut, foi com uma moradora de Culiacán. Esse ano conheci uma brasileira que tinha o sonho de ir ao México, li suas dúvidas no grupo e resolvi responde-las. Depois de quase um mês conversando, ela escolheu Culiacán! 

Apesar de já conhecer um pouco o lugar a primeira coisa que fiz foi procurar informações de onde Camila ia ficar pelos próximos três meses e encontrei a matéria da Sol Machado ( Link!. Aqui ela fala das características do Estado: clima, economia, gastronomia, turismo, tradições e custo de vida. 

Como colaboradora, estou sempre lendo as matérias desde as mais antigas até a mais recentes, então com a permissão de Melissa, tive a ideia de dá continuidade a matéria iniciada por Sol, e agora a Camila Miranda vai nos contar um pouquinho sobre esse pedacinho do México chamado Culiacán. 


Sempre fui muito independente e aprendiz de aventureira, após minha demissão, que hoje vejo como favor, resolvi me aventurar em terras Arriba Arriba (Mexicanas) através de um intercâmbio social. Sem idioma, com a cara e coragem escolhi Sinaloa, Culiacán como minha segunda casa, aqui eu dou aulas de português para crianças carentes e engajo um projeto de incentivo à leitura para filhos de agrícolas que não tem condições de manter seus filhos. Meu pagamento é feito através de sorrisos e abraços de pessoinhas sonhadoras e que acreditam em dias melhores e por isso estou aqui! Para ajudá-los, afinal fazer o bem nos faz bem também. 








Sinaloa - Culiacán 



Depois de um dia bem agitado passeando pela Cidade do México, finalmente chegou a hora do meu voo rumo ao meu destino final, Sinaloa. Uma galera muito acolhedora me recebeu calorosamente no aeroporto da cidade mais quente do mundo. Quando decidi vir para Sinaloa me disseram que não estava fazendo uma boa escolha, por ser cidade dos narcos de El Chapo e uma breve pauta faço a cerca disso aqui, assim como falam do Brasil falam daqui, mas a cidade é muito bonita e tranquila e como todos os lugares, pode ser que no passado tenha sido mais perigosa, mas nunca presenciei briga ou narcotraficantes, deve existir, mas não presenciei. 









O Jardim Botânico de Culiacán   



Moro com uma família que me tem como filha, me levam para todos lugares e e desde que cheguei engordei 4 quilos, aqui tem um céu maravilhoso e bem ao lado de onde vivo tem um jardim botânico que descreve-lo em palavras é pouco. Há jardins e plantas da região e de todos os lugares do mundo. 
O Jardim Botânico em Sinaloa é um espaço que conserva várias espécies botânicas principalmente para estudos, além de ponto turístico o lugar serve de preservação da flora e fauna local. Localiza-se na zona urbana de Culiacán, na Avenida de Las Américas nº2131, perto da Cidade Universitária.  










Além de tudo estou tomando classes de espanhol na Universidade Autônoma de Sinaloa, aqui existe muitas universidades mais de vinte, quase todos os jovens frequentam a universidade com exceção da parte mais humilde que vive no campo, já que aqui a agroindústria é muito forte. 



La Lomita 

Já conheci quase tudo, La Lomita é também chamada de Igreja do Santuário de Guadalupe que fica no ponto mais alto da cidade e tem um mirante.



(Igreja La Lomita) 



Praia de Altata 



A praia tem uma história bonita da batalha contra as tropas francesas pelo território que hoje pertence a Sinaloa, por enquanto o lugar é bem tranquilo, mas já existem hotéis rústicos que servem para descanso e para oferecer o que há de melhor em termos de culinária. É bem provável que daqui a alguns anos se torne um ponto turístico ao nível de Cancun ou Playa de Carmen. Para quem gosta de paz o momento de curtir esse paraíso é agora!






                        (Praia de Altata)  


Além de conhecer a cidade, também ocupo meu tempo ministrando aulas de português no Centro de Ciência um lugar destinado a aprendizagem e também onde fica um belo museu de ciências.





Em outubro ocorreu a semana da cultura e é claro que como amo esses eventos participei de quase todos, aqui conheci o belíssimo teatro de  Pablo De Villacencio, assistir um concerto com a orquestra sinfônica da cidade que fez um tributo a Banda Queen.









(Plaza Mariaca)
Los Tomateros   


Tive a oportunidade de bailar (sambar) no estádio dos Tomateros, um importantíssimo e conhecido time de Baseibol de Sinaloa e ao final da performance ganhei uma bola de um dos jogadores. 












Espero ter a oportunidade de contar um pouco mais porque até fevereiro tem chão aqui.  

Como vocês viram, em um mês a Camila conheceu muita coisa e ainda tem muito mais vindo por . Para quem tem dúvidas sobre temas específicos sobre o Estado, como custo de vida por exemplo, vale a pena ler a matéria escrita pela Sol, uma complementa a outra.  



Escrito por:




Autora colaboradora: Kizzy Farias Fonseca, 27 anos de Aracaju Sergipe (sergipana), formada em Direito e Letras Português/Espanhol. 



"Minha atual ocupação é a de pesquisadora na área de sociolinguística e políticas linguísticas na Universidade Federal de Sergipe. No momento moro sozinha longe da família, mas estamos sempre em total conexão. Desde pequena tenho uma admiração pelo México, aos 15 anos comecei a estudar a língua, mas somente esse ano dei início ao meu projeto de conhecer os quatros cantos do país. 



Coautora: Camila do Carmo Miranda, 27 anos de Barueri, São Paulo (paulistana), formada em Engenharia Civil.  


Parceria do Blog:








 
  





Share:

8 comentários

  1. Olá, gostei muito da matéria. Estou indo fazer o mesmo intercambio social que a Camila, chego na próxima quinta em Culiacan. Quero falar diretamente com ela, tem algum e-mail de contato disponível? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taina! Olha só tenho um grupo onde posso te colocar em contato com as meninas: https://www.facebook.com/groups/679382108836181/

      Saludos!

      Excluir
  2. Tambem moro em Culiacán-Sinaloa, bem pertinho desta Igreja Católica La Lomita que ela postou a foto. E realmente estou amando está cidade. Ja conheço alguns estados do México, más o meu amor por Sinaloa está cada vez maior. O ceu daqui é muito muito muiiiiiiito lindo! Espero que mais pessoas venham conhecer este lugar precioso. Más uma coisa eu não recomendo a vcs usarem aquí. Pelo menos foi a recomendação que me deram, os taxis eu não uso. Prefiro uber, é mais seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de mudança definitiva para Culiacan, você continua ai?

      Excluir
  3. Olá. Sua experiência de morar em Culiacan foi uma das poucas que encontrei na internet. Existe uma possibilidade de q eu e minha família va morar aí. Gostaria muito de conversar com vc a respeito. Tenho muitas dúvidas, principalmente com relação a segurança da cidade . Vou com crianças pequenas e isso tem me tirado o sono. Poderia entrar em Contato comigo para conversarmos?
    Me e-mail e andreadcouto@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Legal...estou em Culiacan a cidade é grande e bonita...repleta de pessoas maravilhosas...Amo este lufar já. A única coisa que me incomoda aqui é o calor...nossa nunca sofre tanto com calor na minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Oieee alguém ainda em Culiacán, vou fazer um mestrado na Universidad Autonoma de Sinaloa, alguém poderia me ajudar

    ResponderExcluir