Castelo no México? O 'pulmão' do DF tem até um castelo de conto de fadas.

Faz tempo que eu não escrevo sobre pontos turísticos no México.

É que tem tanta coisa pra contar, pra escrever que a gente se perde, mas,  há tempos estava pensando em desenvolver um  mini-roteiro da Cidade do México. Como lá é incrível e tem MUITA coisa pra conhecer, posso tranquilamente dividir em partes e depois, faço um post sugerindo o roteiro pra vocês , linkando a esses textos mais longos! Que tal? (sabem que qualquer sugestão sempre é bem vinda).
Escolhi começar por um ponto turístico que eu particularmente adoro. Mais ou menos um "Central Park" mexicano, mas , tem um Q a mais. Um castelo de verdade! É meu povo, até castelos vocês podem achar aqui nesta República. Trata-se do famoso Bosque de Chapultepec.

Andar pela Avenida Paseo de la Reforma, por si só já é um passeio e com certeza vou escrever pra vocês. É linda, bem cuidada, e, por ela você chega no Bosque. De domingo em particular (dia mundial de passear ), a avenida fica fechada pra carros e uma multidão de bicicletas, patins, maratonistas, brotam do chão e vão por em prática a vida saudável. Então você pode acordar de manhãzinha, e ir andando até o bosque (deixe a preguiça de lado, jogue água gelada na cara e abrace a prática de exercícios...).

O símbolo do parque é um gafanhoto, porque Chapultepec tem esse significado ( Para os antigos astecas, o gafanhoto era um animal sagrado e com poderes sobrenaturais). Data da era asteca , onde essa população aí se estabeleceu por volta do séc. XII. O Bosque de Chapultepec, consiste na totalidade da colina e zona circundante ao longo de 1600 acres (sendo o maior parque urbano da América Latina), onde se estabelece também o Castelo de Chapultepec, comparável em suntuosidade aos palácios da Europa, e onde viveram os imperador Maximiliano e a imperatriz Carlota do México - atualmente alberga o Museu de História Nacional. O parque engloba também o Zoológico de Chapultepec, o parque de diversões La Feria (A Feira), e o Museu Nacional de Antropologia.

É lindo! Verdinho, com ardillas (esquilos) correndo entre a gente! E coroado com um castelo maravilhoso bem no alto. É impressionante imaginar uma área dessa, no coração de uma mega cidade que é o DF!






Não pense em uma visita rapidinha, porque aqui você vai gastar boas horas e caminhar bastante. Depois que vocês entrarem pelo portão principal, vão ser recebidos por um monumento bem grande, "El monumento a los Niños Heroes".

Realizado por Ernesto Tamariz, é uma homenagem aos cadetes do Colegio Militar que deram suas vidas, defendendo o Castillo de Chapultepec da invasão norte americana em 13 de setemb de 1847. Nessa data, 200 cadetes do Colegio Militar,  e  632 soldados do  Batalhão de San Blas, defenderam o castelo do ataque de 8000 soldados americanos, que avançavam na Cidade do México.
Uma história muito contada se atribui a Juan Escutia (ou Fernando Montes de Oca, não se tem certeza), que se lançou do alto do castelo, enrolado a bandeira do México, quando já era inútil lutar pela defesa do mesmo.


Se for domingo, antes de se aventurar na subida sem fim ao Castelo/Museu, você vai ver que o Parque fica tomado por barraquinhas de tudo o que você puder imaginar. Um grande mercado a céu aberto.


Para chegar, basta seguir as placas do bosque. Você pode subir o morro à pé (é bem puxada a subida) ou pegar um trenzinho. Fui à pé mesmo. Você vai levar uns 15 a 20 minutos, nada comparado aos degraus das pirâmides....rs.  Vale o esforço pra você ter acesso a uma vista maravilhosa do parque e da cidade.



Horarios
Terça a domingo das 9 as 17 horas - Primeira Seção do Parque
Preços
Entrada: $51.00 (10 reais)
  Nos domingos a entrada é gratuita.
  Nos demais dias entram gratis:
• Crianças menores de 13 anos.
• Idosos com mais de 60 anos
• Pensionados e aposentados com credencial
• Pessoas com limitações físicas (incapazes)
• Professores e estudantes com credencial.





Eu fiquei impressionada. Nunca em minha vida pensei em encontrar um castelo nos moldes europeus no México, fiquei de queixo caído.
  É o monumento arquitetônico com mais história do país. Nele ocorreram muitos dos momentos mais importantes da história.
Contém uma ampla coleção de pinturas, fotos, documentos e objetos que nos mostram de uma maneira ímpar as passagens da história desde antes da colonização, até hoje. Eu amo história e arte, então pra mim, foi o paraíso.
O Alcázar *, foi meu preferido, tem 19 quartos e salas em exposição permanente com todo o mobiliário de época. Fantástico! E aqueles vitrais? Escadas?  Jardins? Na parte externa do castelo também tem um jardim lindo com muitas flores e uma torre, considerada o ponto mais alto da Cidade do México, a mais de 2.200 metros acima do nível do mar.
Se divide em planta alta e planta baixa, totalizando 15 salas de puro glamour!

* Dado curioso vários dos objetos que atualmente são exibidos no Museo Nacional de Historia pertenceu a uma coleção particular chamada Colección Alcázar, cujo dono, Ramón Alcázar, conseguiu reunir mais de 30,000 objetos de diversos países, épocas e estilos.










O imperador Maximiliano contratou vários arquitetos europeus e mexicanos  para realizarem vários projetos que seguiram um estilo neo clássico na arquitetura (contrastando com o resto do palácio que tem uma arquitetura barroca) e converter o palácio num lugar mais habitável.
O botânico Wilhelm Knechtel encarregou-se de criar o jardim situado na açoteia do edifício. Além disso, o Imperador trouxe da Europa várias peças de mobiliário, arte e muitos outros finos artigos que ainda permanecem em exibição atualmente.
Uma vez que o palácio estava retirado da Cidade do México, o imperador ordenou a construção de um boulevard que ligava diretamente a residência imperial com o centro da cidade, e decidiu dar-lhe o nome de Paseo de la Emperatriz (Passeio da Imperatriz - em honra da sua esposa). Depois do assassinato do Imperador, da restauração da República, em 1867, por Benito Juárez, e do final da Guerra da Reforma, o boulevard foi rebatizado como Paseo de la Reforma. Lindíssima!









 O parque é imenso gente, eu não dei conta de conhecer tudo num dia só porque eu , esportista 0 que sou, já estava morta e não sentia minhas pernas. Então deixamos pra outro dia o resto das atrações do parque que conta com muitos museus, fontes, monumentos, parques....
Precisa de mais de um dia pra conhecer tudo e mais de um post pra contar pra vocês.

Esse dia terminamos tomando um café , numa livraria super charmosa que fica de frente pro Lago de Chappultepec, onde você pode fazer aqueles passeios clássicos de pedalinho. Como minha filha fica maluca com livros, nem se importou com o tal cisne no meio da lagoa!




Como chegar no Bosque:


O Bosque Chapultepec fica em um dos extremos do Paseo de La Reforma, uma importante avenida que liga o parque ao Palácio Nacional.
A forma mais rápida e barata de chegar ao bosque é usando o metrô. Para começar o passeio na Primera Sección, desça na estação Chapultepec ou Auditorio. Para começar o passeio na Segunda Sección, desça na estação Constituyentes.

Share:

9 comentários

  1. Oi Melissa, tudo bem? Procurei um email de contato seu, mas não achei... Sou de SP, moro em NY com 3 filhas e estou de mudança pro Mexico no mês que vem! Queria muito trocar umas ideias com vc, me escreve??? Valeu! bjo Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani ! Tudo bem? Te respondi pela fanpage , mas segue novamente o email: viviendoenelmexico@hotmail.com . Com certeza te ajudo! Um abraço. Bienvenida a Mexico!

      Excluir
  2. Se eu não der meu email fica difícil, né? danitorres79@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Post magnifico,PARABÉNS MELISSA !!!

    ResponderExcluir
  4. ai meu Deus!!!!!! acho q não sobreviverei ao México!!! é muito coisa pra ver e absorver...rsrs e não sei se dou conta....quanto mais eu leio....mais quero q o tempo voe pra chegar logo o dia da minha viagem!!! adorando tudo aqui....bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal!!! Espero que o México receba a sua família como recebeu a minha: de bracos abertos. Saludos! Bienvenida.

      Excluir
    2. Mel...se a resposta foi pra mim, irei sozinha e a passeio!! mas acredito q serei bem recebida, tenho lido bastante e até agora nada de negativo a respeito do povo...só dos taxistas em Mexico DF

      Excluir